Notícias

Parque Tecnológico promove palestra sobre benefícios fiscais

08/05/2019 | Elis Lopes | PARQUE TECNOLÓGICO


O Parque Tecnológico Metrópole Digital promoveu, na tarde da última terça-feira (07), uma palestra com auditores-fiscais da Secretaria Municipal de Tributação (Semut/Natal) com o tema “Benefícios Fiscais Municipais: onde iremos tirar possíveis respostas e dúvidas”. Em pauta os benefícios fiscais voltados para empresas e startups credenciadas ao Parque ou com interesse em se credenciar.

O objetivo maior foi orientar e sanar as dúvidas dos empresários no que diz respeito a solicitação e obtenção dos descontos. Quem falou sobre o tema foi o auditor-fiscal, Wander Franco, que expôs um panorama acerca do credenciamento das empresas e instituições científicas tecnológicas, bem como os requisitos necessários para concessão e manutenção de qualquer benefício fiscal.

O auditor destacou que algumas das principais dificuldades das empresas em obter esses benefícios são a regularidade fiscal e cadastral. “As dificuldades encontradas pelas empresas que estão credenciadas ao Parque Tecnológico e que querem ter os benefícios fiscais no município de Natal são basicamente relacionadas a questão cadastral. Muitas delas ainda não possuem o cadastro imobiliário e mobiliário em dia, dessa forma, muitas entram pedindo processo (benefício) mas têm seu pedido negado por conta disso”, destaca.

Edmilson Juvino, presidente da comissão, participou tirando as dúvidas dos participantes.
Wander Franco, presidente da comissão, participou tirando dúvidas dos participantes do evento

Ainda de acordo com Franco, a irregularidade fiscal também é um agravante. “Fora isso, outra dificuldade é a regularidade fiscal. Hoje para empresa ter o benefício em qualquer desses impostos é necessário estar em dia com o município”, acrescenta.

Ao final da palestra, o presidente da comissão, Edmilson Juvino, e os também auditores-fiscais, João Batista e Pedro Tavares, tiraram dúvidas dos empreendedores. O momento foi esclarecedor e a perspectiva é de que os processos ganhem mais agilidade a partir de agora, que os empresários estão cientes de todos os trâmites necessários para obter os benefícios.