O que é

O Parque Tecnológico é um complexo administrado para que empresas e instituições de ensino, pesquisa e inovação possam se relacionar, tendo o governo como facilitador, de modo a possibilitar um ambiente favorável a benefícios econômicos para todas as partes, bem como o desenvolvimento social e humano da região.

Criado em 02 de agosto de 2017, o Parque Tecnológico Metrópole Digital é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Instituto Metrópole Digital (IMD), com o apoio do SEBRAE e da Prefeitura Municipal do Natal.

Como uma alavanca para o desenvolvimento econômico, social e humano no estado do Rio Grande do Norte, especialmente na cidade do Natal, o PARQUE Metrópole fomenta, apoia e desenvolve atividades relacionadas à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação, promovendo sinergia entre academia, governo, sociedade e empresas de Tecnologia da Informação (TI).

Benefícios

Para as empresas devidamente credenciadas, o PARQUE Metrópole poderá disponibilizar os seguintes serviços e condições de funcionamento:

  • Consultoria, assessoria e suporte técnico, necessários ao apoio dos empreendimentos quanto ao estabelecimento de planos, metas e estratégias de crescimento pessoal e empresarial;
  • Infraestrutura física (salas de aulas, salas para reunião, salas de coworking, salas para funcionamento da sede de empresas, auditórios, entre outros), localizada nas instalações do edifício sede, do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) e do Centro Multiusuário de Bioinformática (CBM) do IMD/UFRN;
  • Infraestrutura tecnológica do IMD/UFRN (serviços de datacenter; internet; laboratórios);
  • Sistema de incubação como mecanismo capaz de induzir a criação de negócios próprios;
  • Incentivo a atividades de capacitação, isoladamente ou em parceria com outras instituições;
  • Constituição de parcerias estratégicas com instituições, de modo a viabilizar aos empreendimentos o acesso à informação e à inovação, a profissionais qualificados e ao desenvolvimento de projetos cooperados;
  • Estímulo ao contato entre empreendimentos e instituições de fomento ao empreendedorismo inovador, a fim de viabilizar a captação de recursos financeiros para investimento ou custeio do negócio.
  • Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (Redução Para 2%)
  • Imposto Predial e Territorial Urbano:
    • Até 3 anos de funcionamento (Redução de 75%)
    • Entre 3 e 5 anos de funcionamento (Redução 50%)
    • Entre 5 e 10 anos de funcionamento (Redução 25%)

Equipe

Anderson Paiva Cruz

Diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital

anderson@imd.ufrn.br
Rodrigo Romão do Nascimento

Vice-diretor

rodrigo.romao@imd.ufrn.br
Iris Linhares Pimenta

Diretora da INOVA Metrópole

irispimenta@imd.ufrn.br
Juliete Vieira do Couto

Administradora

julietecouto@imd.ufrn.br
Viviane Medeiros de Freitas

Assessora de Articulação

viviane.medeiros@imd.ufrn.br
Marcelo Augusto Leite Cortez do Carmo

Assistente Administrativo

marcelo.cortez@imd.ufrn.br
Cleber Gustavo Luís Gomes Ferreira

Assessor Contábil

cleber@imd.ufrn.br
Larissa Pinto Fernandes

Assessora de Marketing

larissa.fernandes@imd.ufrn.br
Raquel Siqueira Maciel

Gerente Operacional da INOVA Metrópole

raquelmaciel@imd.ufrn.br
Marcelo Pelicano

Administrador

marcelopelicano@imd.ufrn.br
Michelle Almeida Abreu

Assessora de Desenvolvimento Humano e Organizacional

michelle@imd.ufrn.br
Bruno Santana da Silva

Assessor Tecnológico

bruno@imd.ufrn.br
Carlos Eduardo da Silva

Assessor Tecnológico

kaduardo@imd.ufrn.br
CÉSAR BARRETO

Assessor de Gestão

cesar.barreto@imd.ufrn.br
Charles Andryê Galvão Madeira

Assessor Tecnológico

charles@imd.ufrn.br
Eiji Adachi Medeiros Barbosa

Assessor Tecnológico

eijiadachi@imd.ufrn.br
Frederico Araújo da Silva Lopes

Assessor Tecnológico

fred.lopes@gmail.com
Itamir de Morais Barroca Filho

Assessor Tecnológico

itamir.filho@imd.ufrn.br
Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva

Assessor Tecnológico

ivan@imd.ufrn.br

Projetos

EMPRESAS

Garantir a sustentabilidade do PARQUE Metrópole, promovendo maior captação de empresas e startups por meio de uma série de ações estratégicas.

IMAGEM

Trabalhar a identidade do PARQUE Metrópole e desenvolver ações de comunicação e marketing com eficiência, buscando a divulgação do novo polo de tecnologia.

PORTFÓLIO

Desenvolver um portfólio de serviços a fim de prestar suporte à ampliação do valor gerado às empresas vinculadas ao PARQUE Metrópole e alavancar a inovação.

ALIANÇAS

Viabilizar a formação de parcerias estratégicas que possam contribuir direta ou indiretamente para a estruturação e o fortalecimento do PARQUE Metrópole.

COMUNIDADES

Proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem na área do PARQUE Metrópole, identificando possíveis serviços de conveniência.

Organograma

Conselho administrativo

O Diretor Geral do IMD/UFRN, como seu Presidente Prof. José Ivonildo do Rêgo O Diretor do PARQUE METRÓPOLE, como seu Vice-presidente Prof. Anderson Paiva Cruz O Gerente Executivo da INOVA Metrópole Prof.ª Iris Linhares Pimenta Gurgel Membros da UFRN, indicados pelo CDA/IMD/UFRN Eng. Gustavo Fernandes Rosado Coêlho Prof. Manoel Veras de Sousa Neto Prof. Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Prof. Ricardo Alexandre de Medeiros Valentim
Representante do Governo do Estado do Rio Grande do Norte Sr.Luciano Oliveira de Faria Representante da Prefeitura Municipal do Natal Sra. Glenda Dantas Ferreira Representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Sr. José Ferreira de Melo Neto
Representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte - FIERN Sr. Djalma Barbosa da Cunha Júnior Representante das Instituições de Ensino Superior e Técnico do Estado do Rio Grande do Norte, indicado pelo CDA/IMD/UFRN Sr. Jorge Ramos de Figueiredo Representantes de empresas, sendo 01 (um) das empresas associadas residentes e incubadas e 01 (um) das empresas associadas não-residentes, indicados por seus pares