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Boomer

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Boomer cria tecnologia de cashback para incrementar vendas no mercado potiguar Criada com o propósito de inovar e estabelecer engajamento comercial por meio de cashback (método de compra e venda em que o consumidor recebe de volta parte do dinheiro gasto), a empresa Boomer oferece ao mercado potiguar uma solução tecnológica capaz de aumentar potencialmente o número de vendas de produtos comercializados em varejo. Vinculada à Inova Metrópole – incubadora de empresas do Parque Metrópole Digital – a startup conta com um aplicativo (de mesmo nome) que permite aos usuários ganhar de volta, sobre cada compra, porcentagens de 5%, 40% ou até mais de 80% dos valores de cada mercadoria cadastrada. “Um dos nossos diferenciais é a possibilidade do usuário utilizar o Boomer em qualquer loja varejista, como supermercados ou padarias, diferente do que acontece com outras soluções do tipo. Ao comprar aquele produto, o valor é automaticamente creditado no aplicativo e já pode ser sacado no mesmo dia”, destaca João Henrique Cassaro, CEO da Boomer. Isso é possível graças ao processamento automático da aplicação, que consulta dados oriundos da nota fiscal eletrônica (NFC-e /SAT) para constatar a compra do usuário, devendo este, através do aplicativo, apenas escanear o código QR do cupom fiscal, impresso pelo varejista onde o usuário fez a compra.  De acordo com João Henrique Cassaro, esse tipo de negócio oferece vantagens não apenas ao consumidor, mas também ao empreendedor. “É muito mais vantajoso comprar de uma marca que retorna uma porcentagem do valor do produto do que uma que não oferece cashback algum. Além disso, essa ferramenta permite que empresas invistam melhor seu dinheiro, com retorno muito mais garantido do que quando lançam promoções tradicionais ou sorteios”, aponta o CEO. Para ter acesso à lista de mercadorias com cashback, basta o usuário fazer o download gratuito da aplicação para os sistemas operacionais iOS ou Android. Varejo Além do trabalho com marcas e produtos específicos, a Boomer também visa estender esse tipo de serviço às redes de varejo. “Um comércio pode, para fidelizar o seu cliente, oferecer uma porcentagem sobre uma determinada compra, que seja feita no seu estabelecimento. Isso é uma possibilidade e já estamos fazendo a proposta à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, para que eles devolvam cashback das compras aos seus clientes”, comenta Cassaro. Outra meta da startup é fazer com que seu aplicativo se torne, para o consumidor final, uma forma de pagamento e de saque. De acordo com o CEO, a proposta é possibilitar que os usuários possam comprar produtos por meio do crédito disponível em sua conta Boomer ou até mesmo sacar o dinheiro direto dos caixas das lojas cadastradas. “Graças ao código QR, é possível realizar essa transição monetária, tornando qualquer padaria, restaurante ou mercadinho um caixa eletrônico 24h”, explica o CEO.

Guia Natal

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Pré-incubada oferece turismo personalizado em Natal Fazer turismo não é mais a mesma coisa. Apesar de muitos serem os serviços oferecidos para quem deseja relaxar e curtir as diversas atrações de Natal (RN), o mercado tem se deparado com uma nova demanda trazida pelos viajantes de plantão: o turismo personalizado. Foi pensando nisso que a Guia Natal – empresa pré-incubada da Inova Metrópole, incubadora do Parque Metrópole Digital – passou a desenvolver ferramentas online direcionadas especialmente a essa classe de visitantes, consumidores de turismo personalizado. Segundo José Maria Pinheiro, CEO da Guia Natal, e Meirefran Moura, diretora administrativa da empresa, a proposta é oferecer ao turista a opção de ele mesmo planejar e escolher destinos que fujam do tradicional, já amplamente explorado pelas agências locais. “A ideia é atender aquele visitante que não quer ir apenas aos locais onde todo mundo vai e oferecer mais liberdade para que o turista faça a experiência conforme o seu próprio perfil”, explica José Maria Pinheiro. Segundo Meirefran, esse tipo de serviço destina-se, especialmente, às pessoas que já conhecem Natal e que desejam viver novas experiências na região. Para isso, a Guia Natal contará com a atuação de personal guias, profissionais que atendem às demandas por turismo personalizado nas áreas de lazer, experiência, aventura e religião. “Temos pessoas que preferem viajar de carro com a família, ao invés de um ônibus, por exemplo. Isso é personalizar a viagem, fugir daquilo que as empresas oferecem para as massas e ter total liberdade para ter a experiência que desejar”, aponta Meirefran. Décadas de experiência A Guia Natal já trabalha no mercado do turismo há 20 anos. Nesse tempo, a empresa já foi criadora de um dos principais conteúdos off-line para passeios na região – guias impressos com informações turísticas do Rio Grande do Norte. Hoje, a empresa decide investir em serviços especializados e disponíveis em ambiente online. Segundo José Maria Pinheiro, essa decisão foi tomada após a empesa participar do programa de pré-incubação da Inova Metrópole. “Percebemos que a tecnologia tem mudado consideravelmente a forma com que nossos clientes consomem e pensamos em investir nisso em nossa área de atuação”, relata o CEO. Atualmente, a empresa, pré-incubada há um ano, desenvolve um site institucional e um aplicativo leve com todas as informações para quem busca o turismo personalizado. Além disso, os sócios investem na produção de conteúdo para mídias digitais. Com o novo serviço, a equipe da Guia Natal prevê alcançar um público inicial de 12 mil pessoas. “A área turística de Natal recebe, todos os anos, cerca de 2,4 milhões de visitantes. A nossa proposta é alcançar 2% desse público já no primeiro ano após o lançamento das nossas ferramentas tecnológicas”, informa José Maria Pinheiro.

HUBBI

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Hubbi conecta cadeia de autopeças em Natal Com foco no setor de autopeças de reposição, a Hubbi é uma empresa natalense cujo principal objetivo é conectar consumidores e fornecedores do ramo automobilístico. Atuando como um marketplace – plataforma específica para vendas – a startup promete possibilitar, de maneira inovadora, a simplificação do processo de compra e venda de autopeças de reposição. Criada em 2019, a empresa, cadastrada no programa de pré-incubação da Inova Metrópole –incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – está desenvolvendo uma plataforma online onde os usuários poderão pesquisar, por meio de filtros específicos, a oferta de diferentes produtos automobilísticos. “No sistema, o usuário consumidor irá apenas informar a placa do seu veículo e quais peças está precisando. O próprio sistema extrai as informações do veículo como modelo, versão, motorização, cor, etc e envia essa informação para que os distribuidores informem quais são os itens disponíveis, bem como seus preços e os prazos de entrega”, explica o administrador Igor Mesquita, fundador da Hubbi. “Também será possível o envio de fotos do veículo e das peças, evitando assim a compra de peças erradas, algo muito comum no setor”, completa. Dessa forma, a plataforma oferecerá resultados ranqueados para o usuário, que poderá escolher qual produto comprar como base na marca, nos preços, tempo de entrega, entre outros dados informados pelos fornecedores cadastrados. “A ideia é propiciar a automação no processo de compra e venda de autopeças, que vai facilitar e trazer mais confiabilidade na procura por itens do ramo automotivo. Essa solução vai trazer agilidade e economia às oficinas, além de criar um canal de vendas para os fornecedores”, esclarece Igor Mesquita. Banco de dados As funcionalidades da plataforma serão acessíveis por meio de uma assinatura do usuário. Uma vez “logado”, o cliente terá acesso a todas as ofertas, oriundas de um banco de dados a ser criado pela Hubbi. “O sistema funcionará como uma espécie de ‘hub’ do setor de autopeças, no qual a gente vai fazer um grande banco de dados para conectar todas as entidades que participam dessa cadeia de suprimentos”, explica o administrador. Conforme explica o idealizador da empresa, a plataforma Hubbi atualmente está em processo de desenvolvimento é terá como público-alvo inicial pessoas jurídicas. A ideia é englobar toda cadeia de produção de autopeças, desde a indústria até as seguradoras, locadoras, empresas com frotas próprias, entidades públicas com frotas de veículos, entre outros. Economia Além de facilitar o processo de pesquisa de mercado, a Hubbi também trará uma série de benefícios econômicos aos confeccionadores de autopeças. Um deles é a apresentação de relatórios business inteligence para as oficinas e os fornecedores. “Se você tem um sistema que te dá acesso a todas as informações na sua tela, e você consegue responder tudo de imediato. Existe um ganho de produtividade bem maior do que se você tivesse, por exemplo, dez vendedores atendendo ligações”, afirma Mesquita.

iFeira

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iFeira desenvolve aplicativo para compras em supermercados com delivery Você já pensou no tempo que desperdiça nas filas de supermercado? Essa é uma das principais reclamações dos clientes desses estabelecimentos. Além disso, é comum lembrar de última hora, já no caixa, de produtos que não foram adicionados ao carrinho.     Agora imagine um aplicativo que, além de possibilitar selecionar todos os itens que você deseja comprar, também faça a entrega em casa, ofereça opções para verificar as diversas redes de supermercados locais, comparar preços e pesquisar quais promoções estão disponíveis. Esse software, com todas as funcionalidades citadas, já existe e está em fase de aprimoramento: trata-se do I Feira. A plataforma vem sendo desenvolvida, desde setembro do ano passado, por uma startup pré-incubada na Inova Metrópole, que leva o mesmo nome do serviço. O I Feira pode ser definido como um e-commerce de supermercados com delivery. De acordo com a sócia-fundadora da startup, Viviane Aragão, ele se constitui em mais do que uma simples aplicação para entregas, oferecendo uma maior variedade de serviços. O aplicativo vai agregar funções que permitirão ao usuário, por exemplo, decidir em qual estabelecimento deseja realizar suas compras, ter acesso às promoções dos vários lugares, comparar preços, além de escolher o comércio por categoria, como supermercado, padaria, sorveteria, entre outros.   “A variedade desse tipo de oferta disponível é uma das coisas mais importantes da plataforma, pois as aplicações desse tipo que existem hoje no mercado não contemplam uma diversidade tão significativa de funções”, aponta a empreendedora.            Desenvolvimento Sócia-fundadora e responsável pela gestão da empresa, Viviane conta que a ideia de desenvolvimento de uma aplicação que atendesse todos esses requisitos surgiu em um momento específico de sua vida, quando teve de morar sozinha e necessitou fazer compras frequentemente.         “Quando eu comecei a fazer compras sozinha, também comecei a procurar alternativas para solucionar essa situação, mas eu não encontrava nenhuma aplicação eficaz para isso, e as que eu achava não resolviam o problema como um todo. A partir daí, comecei a pensar em um projeto, tive a ideia do I Feira e comecei a desenvolvê-la”, relembra. A ideia foi submetida e aprovada no Programa Acelera Inova, da incubadora do IMD, no segundo semestre de 2018. Depois de seis meses de capacitação e da construção de um protótipo funcional, a I Feira ingressou, em abril deste ano, no seu Programa de Pré-incubação. A data de lançamento oficial da plataforma está prevista  para até a primeira quinzena de julho.          Além de Viviane Aragão, a I Feira é formada por Geraldo Júnior, sócio e cofundador da startup, pelo desenvolvedor Henrique Medeiros, pelo Designer André Victor Guedes, e pela engenheira de produção Jéssica Azevedo. A plataforma está prevista para funcionar nos sistemas Android e IOS, além de um site na web no qual o usuário terá acesso a informações a respeito do app.