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Guia Natal

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Pré-incubada oferece turismo personalizado em Natal Fazer turismo não é mais a mesma coisa. Apesar de muitos serem os serviços oferecidos para quem deseja relaxar e curtir as diversas atrações de Natal (RN), o mercado tem se deparado com uma nova demanda trazida pelos viajantes de plantão: o turismo personalizado. Foi pensando nisso que a Guia Natal – empresa pré-incubada da Inova Metrópole, incubadora do Parque Metrópole Digital – passou a desenvolver ferramentas online direcionadas especialmente a essa classe de visitantes, consumidores de turismo personalizado. Segundo José Maria Pinheiro, CEO da Guia Natal, e Meirefran Moura, diretora administrativa da empresa, a proposta é oferecer ao turista a opção de ele mesmo planejar e escolher destinos que fujam do tradicional, já amplamente explorado pelas agências locais. “A ideia é atender aquele visitante que não quer ir apenas aos locais onde todo mundo vai e oferecer mais liberdade para que o turista faça a experiência conforme o seu próprio perfil”, explica José Maria Pinheiro. Segundo Meirefran, esse tipo de serviço destina-se, especialmente, às pessoas que já conhecem Natal e que desejam viver novas experiências na região. Para isso, a Guia Natal contará com a atuação de personal guias, profissionais que atendem às demandas por turismo personalizado nas áreas de lazer, experiência, aventura e religião. “Temos pessoas que preferem viajar de carro com a família, ao invés de um ônibus, por exemplo. Isso é personalizar a viagem, fugir daquilo que as empresas oferecem para as massas e ter total liberdade para ter a experiência que desejar”, aponta Meirefran. Décadas de experiência A Guia Natal já trabalha no mercado do turismo há 20 anos. Nesse tempo, a empresa já foi criadora de um dos principais conteúdos off-line para passeios na região – guias impressos com informações turísticas do Rio Grande do Norte. Hoje, a empresa decide investir em serviços especializados e disponíveis em ambiente online. Segundo José Maria Pinheiro, essa decisão foi tomada após a empesa participar do programa de pré-incubação da Inova Metrópole. “Percebemos que a tecnologia tem mudado consideravelmente a forma com que nossos clientes consomem e pensamos em investir nisso em nossa área de atuação”, relata o CEO. Atualmente, a empresa, pré-incubada há um ano, desenvolve um site institucional e um aplicativo leve com todas as informações para quem busca o turismo personalizado. Além disso, os sócios investem na produção de conteúdo para mídias digitais. Com o novo serviço, a equipe da Guia Natal prevê alcançar um público inicial de 12 mil pessoas. “A área turística de Natal recebe, todos os anos, cerca de 2,4 milhões de visitantes. A nossa proposta é alcançar 2% desse público já no primeiro ano após o lançamento das nossas ferramentas tecnológicas”, informa José Maria Pinheiro.

iFeira

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iFeira desenvolve aplicativo para compras em supermercados com delivery Você já pensou no tempo que desperdiça nas filas de supermercado? Essa é uma das principais reclamações dos clientes desses estabelecimentos. Além disso, é comum lembrar de última hora, já no caixa, de produtos que não foram adicionados ao carrinho.     Agora imagine um aplicativo que, além de possibilitar selecionar todos os itens que você deseja comprar, também faça a entrega em casa, ofereça opções para verificar as diversas redes de supermercados locais, comparar preços e pesquisar quais promoções estão disponíveis. Esse software, com todas as funcionalidades citadas, já existe e está em fase de aprimoramento: trata-se do I Feira. A plataforma vem sendo desenvolvida, desde setembro do ano passado, por uma startup pré-incubada na Inova Metrópole, que leva o mesmo nome do serviço. O I Feira pode ser definido como um e-commerce de supermercados com delivery. De acordo com a sócia-fundadora da startup, Viviane Aragão, ele se constitui em mais do que uma simples aplicação para entregas, oferecendo uma maior variedade de serviços. O aplicativo vai agregar funções que permitirão ao usuário, por exemplo, decidir em qual estabelecimento deseja realizar suas compras, ter acesso às promoções dos vários lugares, comparar preços, além de escolher o comércio por categoria, como supermercado, padaria, sorveteria, entre outros.   “A variedade desse tipo de oferta disponível é uma das coisas mais importantes da plataforma, pois as aplicações desse tipo que existem hoje no mercado não contemplam uma diversidade tão significativa de funções”, aponta a empreendedora.            Desenvolvimento Sócia-fundadora e responsável pela gestão da empresa, Viviane conta que a ideia de desenvolvimento de uma aplicação que atendesse todos esses requisitos surgiu em um momento específico de sua vida, quando teve de morar sozinha e necessitou fazer compras frequentemente.         “Quando eu comecei a fazer compras sozinha, também comecei a procurar alternativas para solucionar essa situação, mas eu não encontrava nenhuma aplicação eficaz para isso, e as que eu achava não resolviam o problema como um todo. A partir daí, comecei a pensar em um projeto, tive a ideia do I Feira e comecei a desenvolvê-la”, relembra. A ideia foi submetida e aprovada no Programa Acelera Inova, da incubadora do IMD, no segundo semestre de 2018. Depois de seis meses de capacitação e da construção de um protótipo funcional, a I Feira ingressou, em abril deste ano, no seu Programa de Pré-incubação. A data de lançamento oficial da plataforma está prevista  para até a primeira quinzena de julho.          Além de Viviane Aragão, a I Feira é formada por Geraldo Júnior, sócio e cofundador da startup, pelo desenvolvedor Henrique Medeiros, pelo Designer André Victor Guedes, e pela engenheira de produção Jéssica Azevedo. A plataforma está prevista para funcionar nos sistemas Android e IOS, além de um site na web no qual o usuário terá acesso a informações a respeito do app.

Vond.me

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Startup pré-incubada da Inova Metrópole lança marketplace para o comércio natalense Você já se viu na situação de precisar comprar algo e não saber onde procurar? Ou seu problema foi o oposto, tinha várias opções, mas não sabia qual a que oferecia o melhor preço ou produto? Foi a partir dessas necessidades que um grupo de jovens empreendedores criou a Vond.me, empresa que tem como objetivo possibilitar a compra e venda de produtos em lojas locais por meio de uma plataforma online. A plataforma foi lançada na última semana e já está em pleno funcionamento, podendo ser acessada gratuitamente mediante login. O ambiente virtual funciona como um marketplace no qual o consumidor pode pesquisar o produto que deseja encontrar, localizar as lojas mais próximas, verificar os valores e realizar a compra e pagamento do item. A Vond.me é uma empresa pré-incubada da Inova Metrópole, incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Busca Ao realizar uma busca por um determinado produto, a plataforma apresenta quais as lojas mais próximas, de acordo com a localização do cliente. Esse resultado se dá a partir das empresas credenciadas, sendo a Vond.me, portanto, o elo entre o vendedor e o consumidor. A plataforma também integra o pagamento seguro dos produtos, facilitando e dando agilidade ao processo de compra. “O pagamento é feito da forma comum na área digital: fecha-se o ‘carrinho’ do usuário, insere-se os dados do cartão e o processo é finalizado com a inserção dos outros dados solicitados”, explica o sócio encarregado pela área comercial da empresa, Pedro Vasconcelos. O diferencial do marketplace da Vond.me é o fato de estar centrado no comércio online local, evitando a concorrência das maiores plataformas digitais. No entanto, apesar de o foco primário estar na cidade do Natal, que já conta com dez lojas cadastradas, a plataforma é aberta nacionalmente. Além de Pedro Vasconcelos, também fazem parte da Vonde.me os alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação do IMD José da Costa e Philipe Henrique, este último sendo cofundador do empreendimento; e ainda o graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRN Victor Wagner. A plataforma pode ser acessada por meio deste endereço compre.vond.me.

WayABA

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WayABA desenvolve solução tecnológica para auxiliar no diagnóstico e tratamento do austimo A Análise do Comportamento Aplicada (tradução em português para a sigla ABA: Applied Behavior Analysis) é uma metodologia da Psicologia utilizada para compreensão do comportamento de pessoas, sobretudo crianças, diagnosticadas com espectro de autismo. Essa técnica, empregada por psicólogos e terapeutas, em breve ganhará um auxílio da tecnologia para melhorar sua eficiência.      Isso porque a startup WayABAs, empresa pré-incubada da Inova Metrópole, está em processo de desenvolvimento de uma solução tecnológica cujo objetivo é auxiliar o “caminho” dos profissionais que aplicam o método ABA.        A função central dessa plataforma será servir como um suporte para digitalização  das informações que são geradas pelo paciente durante a terapia, ou seja, permitir que o terapeuta possa arquivar as informações ainda durante a sessão, poupando seu tempo, além de agregar outras funções que auxiliem no processo terapêutico.   Diagnóstico Diferente de outras plataformas que já estão no mercado, a WayABA é uma solução elaborada exclusivamente para aqueles profissionais que utilizam o método ABA em suas rotinas e, para tanto, vai disponibilizar uma inteligência de dados que agregue aplicações tais como a geração de relatórios e gráficos que possam ajudar o terapeuta no diagnóstico do paciente. “O que a gente tem hoje no mercado são aplicações para digitalização de informações, e isso o nosso protótipo da WayABA já atende. A inteligência dos dados, que é no que estamos trabalhando, é o nosso grande diferencial. A geração de relatórios que descrevem os dados coletados, por exemplo, permitirão que o terapeuta possa tomar uma decisão a partir desses dados organizados”, explica o desenvolvedor da plataforma, David Cassemiro. Ele destaca que outra função específica é a capacidade da própria plataforma de analisar e comparar crianças com perfis parecidos e, a partir da identificação de um padrão, indicar ao terapeuta qual seria o melhor tratamento para aquele paciente. Cassemiro explica que essa sugestão dada pela plataforma seria baseada nos próprios dados armazenados ao longo de seu uso pelo terapeuta. Aceleração e Pré-incubação A ideia de desenvolver uma plataforma que abarcasse todas essas funções e economizasse tempo do terapeuta e do paciente surgiu a partir de uma observação prática de um dos sócios da WayABA, Assis Barbosa. Ao acompanhar o filho diagnosticado com espectro de autismo, ele percebeu, durante as sessões, que os terapeutas perdiam muito tempo com o preenchimento de fichas físicas e com a transposição dos conteúdo destas para uma planilha no computador. Com a ideia de desenvolver um dispositivo que auxiliasse nas atividades dos profissionais que utilizam o ABA, Assis, junto com os atuais sócios, submeteu a ideia ao Programa de Aceleração da Inova Metrópole, em agosto de 2018. Depois de seis meses de orientação e capacitação, o protótipo funcional da WayABA surge e, logo em seguida, a startup é aprovada no Programa de Pré-incubação da Inova Metrópole. Atualmente a WayABA está em fase desenvolvimento e testes, e a plataforma ainda não está disponibilizada no mercado. Interdisciplinar, a empresa tem uma sociedade formada pelos desenvolvedores Assis Barbosa e Manoel Dinabe, pelo engenheiro de produção David Cassemiro, responsável pela gestão de negócios da empresa, e pela psicóloga Adelma Prata. A plataforma está prevista para funcionar como um serviço por assinatura mensal, no qual o usuário pagaria uma taxa para cada paciente atendido, e poderá ser acessada por meio dos sistemas Android e IOS.