NatalMakers

incubada

Descrição da Empresa:


NatalMakers abre caminhos do mercado de tecnologia local

Com a ascensão da tecnologia, o mundo anseia por soluções criativas e dinâmicas para o desempenho das mais simples atividades, como aprender, se comunicar e se divertir. Foi pensando nisso que a NatalMakers, empresa da incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), decidiu abrir os caminhos de quem deseja inovar no mercado de tecnologia local.

Criada em outubro de 2015, a NatalMakers oferece aos desenvolvedores (makers) de tecnologia diferentes serviços, ferramentas e produtos capazes de atender a todas as necessidades de quem usa, cria ou ensina temas como robótica, prototipagem, eletrônica, entre outros.

A empresa funciona com base em três funcionalidades: comércio, capacitação e desenvolvimento. “Nosso diferencial está na inovação de processos de trabalho. Cada elemento auxilia o outro, de modo que, além das vendas, parcerias sejam feitas e mais pessoas possam aprender a desenvolver tecnologia”, explica Marcos Oliveira da Cruz, CEO da NatalMakers.

O primeiro elemento, o comércio, diz respeito à venda de vários produtos e equipamentos necessários para quem quiser trabalhar com hardware, como placas, teclados, cabos e sensores. A NatalMakers oferece peças de diferentes lugares do mundo, difíceis de serem encontrados no mercado local.

Por sua vez, quem deseja adquirir habilidades técnicas e aprender sobre tecnologia, hardwares embarcados, entre outros assuntos, pode contar com a capacitação oferecida pela NatalMakers.

Com uma equipe de profissionais que atua nas áreas de software embarcado, eletrônica, mecatrônica e desenvolvimento de web, a empresa oferece atendimento especializado, que capacita e auxilia o surgimento de novos empreendedores da área.

Para os clientes que buscam soluções prontas de hardware e softwares embarcados, a NatalMakers também oferece produtos feitos sob medida, com base nas necessidades apontadas pelos solicitantes. “O cliente apresenta a proposta e nós desenvolvemos, utilizando as peças da loja e os demais recursos disponíveis”, explica Marcos.

Inovação criativa

Além do processo de trabalho diferenciado, a NatalMakers criou, ao longo de toda sua atuação no mercado, produtos que se destacam pela criatividade e que são capazes de auxiliar diferentes atividades do cotidiano. Uma delas é o Bit-O.

Com uma interface amigável em forma de carrinho, a proposta consiste na venda de um robô montável, com manual de instruções e diferentes peças, para que os estudantes aprendam sobre elementos da robótica enquanto montam o produto. 

Além disso, o Bit-O é uma alternativa para dinamizar atividades de ensino. “Hoje em dia, muitos alunos têm dificuldade em prestar atenção nas aulas tradicionais, sem tecnologia. O Bit-O é uma alternativa para solucionar o problema”, avalia o CEO.

Isso acontece porque, após montarem o robô, os estudantes do ensino fundamental contam com inúmeras possibilidades de interação e dinâmicas. Teatros em que os robôs são os próprios personagens e jogos de perguntas e respostas são exemplos práticos de como dinamizar o aprendizado com o Bit-O.

Consolidação de mercado

Segundo Marcos, apesar de muitos serem os desafios de se empreender em hardware embarcado no mercado local – devido a fatores como altos custos de produção e modelos de negócios ainda recentes – a NatalMakers tem conquistado uma série de clientes significativos.

O processo de trabalho baseado nos três elementos (comércio, capacitação e desenvolvimento) tem proporcionado à empresa oportunidades de oferecer serviços a clientes como Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Universidade Potiguar (UNP).

“Ainda temos muita coisa pela frente e o surgimento de demandas e novas tecnologias, como internet das coisas, já é uma realidade. Nosso papel é facilitar o desenvolvimento desses serviços, abrir caminhos e auxiliar no fortalecimento desse mercado na nossa região”, afirma Marcos.

Para mais informações sobre a NatalMakers acesse www.natalmakers.com.

Descrição do Produto:


A NatalMakers trabalha com projetos que utilizam plataformas de hardware, tais como, Arduino e RaspberryPi, através da comercialização de placas, peças, componentes e ferramentas para projetos, através da assistência e do desenvolvimento de projetos e também através de eventos de popularização desse tipo de tecnologia.

Contatos:

(84) 98890-0262

Sala: A406

www.natalmakers.com