Incubadas da Inova Metrópole participam de terceira fase da Inovativa Brasil

19/06/2019 | Ascom/IMD | INOVA | EMPREENDEDORISMO


 

As startups Futebol Interativo e Paytour, empresas inseridas no programa de incubação da Inova Metrópole, estão participando desde abril do primeiro Ciclo de Aceleração da InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de negócios do país. Este mês, equipes das duas empresas viajaram à Fortaleza (CE) para executarem a terceira etapa da aceleração, que consiste no treinamento de Pitch, nome dado a uma metodologia de apresentação estratégica de um negócio.

O programa de Aceleração da InovAtiva atua por meio de dois ciclos anuais (primeiro e segundo semestres do ano) e funciona, cada ciclo, por meio de quatro etapas que, integradas, objetivam oferecer serviços de mentoria às startups, através de capacitações em empreendedorismo com especialistas de todo o Brasil. Além disso, a Aceleração possibilita o contato com uma rede de investidores, empreendedores e executivos que auxiliam as empresas com informações, conselhos e contatos.

Marcus Borges, CEO da Paytour, startup de reservas online voltada para o turismo receptivo, explica que sua empresa vem recebendo acompanhamento individual com um mentor que possui expertise na área do turismo e que esta terceira etapa, realizada na sede do Sebrae em Fortaleza, auxiliou bastante na elaboração do pitch da empresa. A última fase da Aceleração acontece no dia 22 de julho, em São Paulo (SP).

“Essa etapa em Fortaleza serviu para aprimorarmos ainda mais da nossa apresentação. Tivemos um acompanhamento com Edson Mackenzie, que é considerado o melhor mentor do Brasil, e a oficina realizada por ele nos deu uma outra visão, muito rica, de como estruturar nosso pitch, que, para ser melhorado, recebeu muitas modificações”, avalia o empreendedor.

Quem também relata sua experiência na Aceleração é o diretor executivo da Futebol Interativo, George Klinger, que avalia a participação da empresa como uma oportunidade para acessar conteúdos fundamentais para formação de uma startup, além de ser um momento oportuno para uma autoavaliação da estrutura de seu negócio.  

“A principal contribuição da InovAtiva foi nos proporcionar a possibilidade de repensar o nosso modelo de negócio e, por consequência, imaginar como que a gente pode desenvolver um plano de negócio cada vez mais robusto, e que considere as possibilidades para além das que a gente executa hoje. Então, o programa vem nos fazendo refletir sobre como que a gente está estruturando nossa empresa e, de maneira mais específica, sobre qual modelo de negócio precisamos adotar”, considera o diretor.

InovAtiva

A InovAtiva é programa de aceleração de empresas que atua em nível nacional, oferecendo capacitação presencial e online, bem como mentoria individual, possibilitando conexões com potenciais investidores. Dentro do seu Ciclo de Aceleração, as empresas participam de quatro fases: mentorias coletivas, que são semanais e presenciais, voltadas a todas empresas inseridas no Programa; mentorias individuais, voltadas a atender as necessidades específicas da empresa acompanhada; treinamento de pitch; e, por último, o Demoday InovAtiva, evento de encerramento do Ciclo no qual todas as empresas que participaram das três etapas anteriores apresentam seus negócios a uma banca de investidores.