Parque Metrópole será apresentado em audiência pública no Senado Federal

11/06/2019 | Ascom/IMD | EVENTO | EMPREENDEDORISMO


 

Para discutir e trazer visibilidade nacional às ações de empreendedorismo do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o Parque Tecnológico participará, nesta quarta-feira (12), da audiência pública “Desenvolvimento Regional por Intermédio dos Parques Tecnológicos”, que acontecerá no Senado Federal, em Brasília (DF).

O encontro reunirá diversas entidades que se destacam na produção tecnológica nacional para uma série de amostras e debates, de modo a apresentar aos parlamentares a importância da inovação tecnológica no desenvolvimento econômico do país.

Para isso, além do Parque Tecnológico Metrópole Digital, foram convidadas instituições de grande representatividade no âmbito da tecnologia, como o Parque Científico e Tecnológico da Inova Unicamp (SP), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), entre outras.

“A ideia é fazer com que essas iniciativas, que hoje são referência no país, possam dialogar entre si e mostrar aos parlamentares todos os benefícios sociais e econômicos gerados por elas”, explica o diretor adjunto do Parque Metrópole, Rodrigo Romão, que representará o IMD em Brasília.

Ele conta que a participação do Parque na audiência se dá, principalmente, pelo sucesso da instituição, alcançado em pouco tempo desde sua criação, já tendo 40 empresas credenciadas à sua estrutura.

“Somos um parque que credenciou um número considerável de empresas em pouco mais de um ano. Quando pesquisamos, não encontramos nenhuma outra organização que tenha atingido essa meta”, conta o diretor.

Políticas públicas

Iniciativa do senador Vanderlan Cardoso – presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) –, a audiência pública representa um primeiro passo para a criação de novas políticas que pautam o empreendedorismo tecnológico nacional.

Para Rodrigo Romão, essa iniciativa contribui para que sejam embasados novos projetos de lei ou emendas parlamentares que visem o desenvolvimento e fomento de ações como a dos parques tecnológicos, de modo a impactar a economia e transformar o cenário de produção científica no Brasil.