Notícias

Multinacional brasileira vai instalar uma de suas empresas no Parque Metrópole

24/01/2020 | Ascom/IMD | VISITA


O Parque Tecnológico Metrópole Digital receberá a adesão, ainda neste ano, de uma das unidades do grupo empresarial Talktelecom, multinacional brasileira sediada em São Paulo. Para tratar sobre esse assunto e a possibilidade de realização de projetos de PD&I na UFRN, o CTO do grupo, Ewerton Paulino de Oliveira, esteve no Instituto Metrópole Digital (IMD) nesta semana, onde foi recebido pelo diretor do Parque, Rodrigo Romão.

A Talktelecom atua na área de soluções em telecomunicação, empregando recursos tecnológicos baseados principalmente em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas. Seus produtos e serviços são voltados para empresas de call center, e-commerce, televendas, cobrança e recuperação de crédito e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), dentre outras.

Com mais de 20 anos no mercado, o grupo está presente, além do Brasil, em países como os Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Colômbia. A empresa vinculada à Talktelecom que irá se instalar no Parque Tecnológico será a BR Bots, que atua em uma área em que a multinacional vem investindo nos últimos anos, a de assistentes virtuais (robôs), que são empregados, por exemplo, na comunicação por meio chat e voz.

“A Br Boots irá se instalar em Natal e, no momento, sua administração está resolvendo a questão de locação da empresa, e estamos auxiliando nesse sentido. Essa é a primeira empresa que virá para o Parque depois do trabalho de prospecção que fizemos em São Paulo no ano passado”, afirma o diretor do Parque.

Rodrigo Romão refere-se à missão que uma equipe do Parque Metrópóle e do IMD realizou, entre o final de novembro e início de dezembro, nas cidades de São Paulo, São Carlos e Campinas. Tratou-se de uma série visitas técnicas e de um roadshow de divulgação do ecossistema potiguar de tecnologia, voltado para as empresas do maior centro econômico do país.

Visita

Durante a visita do CTO da Talktelecom ao Parque, também foram discutidas possibilidades de parcerias para a realização de pesquisas na área de Tecnologia da Informação. “É comum que empresas de maior porte se instalam em parques como o nosso também com a intenção de desenvolver alguma tecnologia ou de iniciar uma parceria com a Universidade, e não apenas em função dos demais benefícios oferecidos, como é o caso dos serviços em TI e das isenções fiscais ”, explica Romão.

No encontro, a equipe do Parque aproveitou a ocasião para apresentar a infraestrutura tecnológica disponível para as organizações credenciadas, o que incluiu o Datacenter e o supercomputador do IMD. “O CTO da Talktelecom afirmou que estamos utilizando que há de melhor em termos de tecnologia, de modo que também houve uma aproximação nesse sentido. Ele pôde ver na prática como o Parque se estrutura”, conta Rodrigo Romão.

Além dele, também participaram do encontro o diretor de TI do IMD, Itamir Barroca Filho, o professor do Instituto Ivanovitch Silva, a assessora de articulações do Parque, Viviane Medeiros, e a assessora de articulações, Dalila Monteiro.

Inova Metrópole realiza evento de boas-vindas para novos seus novos empreendedores

22/01/2020 | Ascom/IMD | EVENTO | INOVA


Em um ambiente de acolhimento e confraternização, a Inova Metrópole, incubadora de empresas ligada ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), as seis novas empresas selecionadas para o seu Programa de Pré-incubação.

O evento de boas-vindas aconteceu na sala A 436, na sede do IMD, e teve como objetivo apresentar e explicar o funcionamento da incubadora às novas empresas, em um momento de descontração, informação e troca de ideias.

Conduzido pela gerente executiva da Inova, Iris Pimenta, a ação contou com a participação da equipe de profissionais da incubadora e também do diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, Rodrigo Romão. Juntos, eles receberam as empresas recém-chegadas. Além delas, também estiveram presentes na ocasião representantes de várias das startups já inseridas na Inova.

Apresentação

Em sua apresentação, Iris Pimenta realizou uma detalhada apresentação sobre a incubadora, destacando todos os benefícios e apoios aos quais as empresas terão acesso ao tornarem-se pré-incubadas.

A gerente da Inova Metrópole, Iris Pimenta, fala do funcionamento e serviços ofertados pela incubadora

 

“Aqui essas novas empresas vão receber todo um apoio em favor do desenvolvimento de seus negócios, na parte de assessoria, capacitações e estrutura física e tecnológica. Para nós, foi muito importante fazer esse acolhimento, já que a chegada desses empreendedores representa a renovação das nossas turmas de pré-incubação”, afirmou a diretora executiva.

Classificadas por meio do último processo seletivo realizado pela Inova, em novembro de 2019, as seis novas empresas são as seguintes: Boomer, NuT, Hubbi, Planejativo, Pega Lá Delivery e Game Mind. 

Benefícios

Cada uma delas receberá uma série de benefícios para o desenvolvimento de seu negócio, como consultorias em áreas como contabilidade, marketing e gestão, além do acesso a um dinâmico ecossistema empresarial e acadêmico de negócios e inovação.

Para o empreendedor Igor Mesquita, sócio da startup Hubbi, o momento de boas-vindas foi uma oportunidade para estabelecer um primeiro contato com as demais empresas ingressantes. Além disso, ele também destaca a sinergia proporcionada em um ambiente como o da Inova:

“O espaço de coworking, por exemplo, é muito interessante para uma empresa que está iniciando, pois é uma ótima oportunidade para compartilhar ideias e experiências. Então, nós viemos para cá com esse intuito: de somar, mas também de receber feedbacks positivos que possam ajudar no nosso desenvolvimento”, destaca.

Incubadora

Atualmente a Inova Metrópole abriga 25 empresas, 15 delas em seu programa de pré-incubação e outras 10 em seu programa de incubação. A incubadora ainda possui um possui um terceiro tipo de programa, voltado para a formação empreendedora.

Para participar de qualquer um desses programas, é necessário passar por uma concorrência estabelecida através de edital. Ao longo de seus seis anos de história a Inova já apoiou 130 empreendimentos no estado do Rio Grande do Norte.

 

Primeiro Breja & Business do ano discute comunicação para empresas de TI

16/01/2020 | Ascom/IMD | EVENTO | MEETUP


Em clima de informalidade e de troca de experiências, o Parque Metrópole Digital promoveu, na noite de ontem (15), o primeiro meetup Breja & Business do ano, momento de descontração, debates e apresentações sobre diversos temas relacionados à inovação, empreendedorismo e tecnologia.

Abordando o tema “Comunicação para empresas de TI”, o encontro contou com a participação de cerca de 50 empresários, estudantes e profissionais da área. O encontro teve início às 19h e aconteceu no Bud’s Pub, localizado no bairro de Capim Macio.

Para discutir o assunto, foram convidados três profissionais da área de comunicação: a publicitária e coordenadora de marketing da ESIG, Alana Cascudo, a diretora de relacionamento da agência de marketing Quadra Digital, Michelly Felipe, e o publicitário Eriko Batista, empreendedor e fundador da Mix Internet.

Cerca de 50 empreendedores, profissionais e estudantes participaram da edição de janeiro do Breja & Business

 

Comunicação em TI

Os debates desta edição do Breja & Business abordaram uma série de temas relacionados a comunicação empresarial, tendo como ênfase o papel do marketing para o crescimento institucional de empresas.

Orientados por perguntas dos visitantes, os convidados discutiram sobre desafios da comunicação aplicada a startups, como captar mais clientes por meio de ações de divulgação, canais mais utilizados para relacionamento com usuários, retorno de investimentos, estratégias e o papel de influenciadores digitais no nicho de Tecnologia da Informação (TI).

O Parque Tecnológico tem promovido encontros do Breja & Business há cerca de um ano, momentos estratégicos para quem busca empreender, conhecer os atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo local e saber mais sobre uma série de temas relacionados a negócios em tecnologia.

Nas edições passadas, o evento já promoveu discussões sobre temas como Business Intelligence (BI) e Indústria 4.0.

"Comunicação para empresas de TI" é tema da nova edição do meetup Breja and Business

10/01/2020 | Ascom/IMD | PARQUE TECNOLÓGICO | COMUNICAÇÃO


Com o intuito de criar um ambiente para networking, troca de experiências e gerar oportunidades de parceiras, o Parque Tecnológico Metrópole Digital realiza, no próximo dia 15 de janeiro (quarta-feira), uma nova edição do meetup do “Breja and Business”, que terá como tema “Comunicação para empresas de TI”, abordado a partir de diferentes pontos de vista de profissionais da área.

Destinado a empreendedores, profissionais, estudantes e demais interessados em empreendedorismo, o evento é gratuito e acontece a partir das 19h no Bud’s Pub, localizado no bairro de Capim Macio. Para participar, basta realizar a inscrição neste endereço eletrônico.   

A primeira edição do “Breja and Business” aconteceu em 2018, no Arena das Dunas, por meio de um happy hour que reuniu as empresas credenciadas ao Parque e parceiros estratégicos. Em 2019, o Parque Tecnológico continuou incentivando a criação dessas conexões e promovendo meetups, sempre discutindo temas pertinentes ao empreendedorismo e inovação em TI.

Nesta edição, o meetup também contará com promoções exclusivas oferecidas pelo Bud’s Pub aos participantes inscritos no evento.

Convidados

A fim de potencializar a discussão acerca da “Comunicação para empresas de TI”, o evento contará com a participação de três convidados que trabalham nessa área.

A primeira é a publicitária e coordenadora de marketing e comunicação da ESIG, Alana Cascudo. Com MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ela também atua como sócia-administradora do site Apartamento 702 (www.apartamento702.com.br).

Trabalhando na área de marketing há 19 anos, a segunda convidada é a publicitária Michelly Felipe, atual diretora de atendimento e relacionamento da Quadra Digital, agência de marketing digital voltada para o planejamento e direcionamento estratégico de empresas, startups e profissionais liberais.

Já o terceiro convidado é o publicitário Eriko Batista, empreendedor e fundador da Mix Internet, empresa especializada em projetos web e marketing digital. Na Mix, Eriko é responsável pelo setor de projetos, atuando no planejamento estratégico e na interligação das diferentes etapas que envolvem o desenvolvimento de uma campanha. O publicitário já atuou na frente do planejamento de produtos digitais como o Pé de Descontos e Paytour.

 

Futebol Interativo realizará segunda edição do “Congresso FC”

08/01/2020 | ASCOM | EVENTO | INOVA | PARQUE TECNOLÓGICO


Esporte mais popular do Brasil, o futebol será amplamente discutido na segunda edição do Congresso FC 2020 - O Maior Congresso de Futebol das Américas, evento que acontecerá entre os dias 20 e 24 deste mês e será promovido pela startup Futebol Interativo. A startup é voltada para capacitação de profissionais deste esporte e vinculada à incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

As inscrições para participar do congresso são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 24 de janeiro no site oficial do evento. Aqueles que desejam obter certificado de participação deverão solicitá-lo por meio do pagamento de uma taxa de investimento no valor de R$ 9,90.

Discutindo diversas áreas que permeiam o ambiente do futebol, como tática, marketing, gestão, psicologia, entre outros, o evento é voltado para estudantes, profissionais da área e entusiastas do tema e acontece integralmente de forma online, concentrando sua programação na Arena FI, ambiente virtual de aprendizagem da Futebol Interativo.

De acordo com o diretor de marketing da Futebol Interativo e um dos sócios da empresa, Jardel Rocha, o congresso trata-se de um evento multidisciplinar, relacionando o futebol com diversas áreas. Além disso, o evento também visa “iniciar a nova década do futebol em grande estilo, fazendo uma provocativa a todos que amam esse esporte”, explica o sócio.

O congresso acontecerá por meio de videoconferências ao vivo, que serão traduzidas para o inglês e espanhol. Além disso, durante os cinco dias de congresso, serão disponibilizados materiais como e-books, podcasts e testes de conhecimentos exclusivos para os congressistas.

Premiação

Para cada atividade realizada pelo participante, seja download de conteúdo, videoconferência assistida, entre outras, o congressista ganhará uma pontuação que será somada no final do evento. Os 20 melhores colocados – além de clubes e universidades participantes – receberão prêmios.

O primeiro colocado nesse ranking ganhará a Taça CFC, que lhe garante um ingresso para a final Libertadores da América – sediada no Rio de Janeiro – além do custeamento da viagem.

Os demais classificados serão premiados com bolsas dos cursos da Futebol Interativo durante o primeiro trimestre deste ano, livros e conteúdos didáticos relativos ao esporte, entre outros prêmios.

Além disso, aos apaixonados pelo tema, o congresso também será uma oportunidade para entrar em contato com importantes nomes do negócio do futebol brasileiro, como a gestora de projetos no Sport Club Corinthians, Cristiane Gambaré, o diretor do futebol de base do Cruzeiro Esporte Clube, Ricardo Drubscky, entre outros que estarão online no evento.

Sobre a Futebol Interativo

Comandada pelos empreendedores Jardel Rocha, Airton Neto e George Klinger, a Futebol Interativo é uma empresa que surgiu da paixão pelo futebol e tem foco na capacitação profissional de quem tem interesse em atuar na área.

Sua plataforma online funciona como sala de aula, com transmissões ao vivo, serviço para tirar dúvidas e fórum exclusivo para cada turma. Combinado a isso, a startup conta com material próprio e exclusivo, criado pelos professores de cada curso, além de promover eventos online e presencialmente.

Parque Metrópole realiza visita institucional à Wilivro e beAnalytic

23/12/2019 | ASCOM | PARQUE TECNOLÓGICO | VISITA


No intuito de oferecer apoio e acompanhar de perto o crescimento de suas empresas credenciadas, o Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou, na manhã da última sexta-feira (20), uma visita institucional de acompanhamento às empresas Wilivro e beAnalytic.


Durante o encontro, a equipe do Parque, representado pela assessora de articulação Viviane Medeiros e o administrador Marcelo Pelicano, foi recebida, na visita à Wilivro, pelo CEO da empresa, Carlos Aquiles Siqueira. Já no encontro com a beAnalytic, a equipe foi guiada pelo analista de BI, Daniel Luz, sócio da empresa.


Na ocasião, a dupla de colaboradores ressaltou o motivo da visita – que é realizada a cada uma das empresas credenciadas – bem como o compromisso do Parque em colaborar no processo de crescimento das empresas credenciadas, propondo meios e oferecendo suporte para que estas atinjam seus objetivos.

 
Ao longo da reunião com a Wilivro – visitada pela primeira vez – a equipe do Parque conheceu a empresa e apresentou, de acordo com o perfil do negócio, os serviços por meio dos quais pode colaborar com o crescimento da empresa. Um deles trata-se da plataforma Jerimum Jobs, iniciativa que reúne vagas e oportunidades de emprego para profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI).


Especializada em soluções tecnológicas educacionais, a empresa também mostrou interesse em uma aproximação com o programa Talento Metrópole, iniciativa do IMD que visa oferecer formação para crianças e jovens com altas habilidades ou superdotação na área de TI.

Já durante a visita realizada a beAnalytic, os participantes também discutiram a respeito do projeto Mais Internacional, que tem por intuito promover suas empresas associadas em nível global, posicionando o Parque e seus parceiros em uma perspectiva internacional.

Empresas

Criada em 2018, a beAnalytic é uma empresa especializada em análise de dados e business intelligence para instituições de diferentes setores, como contabilidade, publicidade, advocacia, entre outros. Para isso, a startup utiliza softwares próprios e terceirizados para extrair dados institucionais de seus clientes de forma a aumentar vendas, reduzir custos, e otimizar a produção.

Já a Wilivro trata-se de uma empresa responsável pela plataforma de mesmo nome, que desenvolve soluções voltadas à educação, visando auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, dispondo, por exemplo, de ferramentas digitais como Wiquadro e Wicursos e Wigames.

Publicado resultado final do processo seletivo para programa de pré-incubação na Inova Metrópole

23/12/2019 | ASCOM | PROCESSO SELETIVO | INOVA | EMPREENDEDORISMO


O resultado final do processo seletivo para o programa de Pré-incubação de empresas na Inova Metrópole foi publicado na manhã de hoje (23), no site da incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). A lista completa o candidato pode conferir pelo link. 

Ao total, quatro submissões foram aprovadas dentro das vagas disponibilizadas pela seleção, entre eles de: Heric Weverton dos Santos, Dalila Monteiro Maia, Danilo Araújo Xavier e Igor Mesquita Monteiro. Os participantes que entraram com recursos contra os resultados das entrevistas podem consultar as respostas na administração da incubadora das 08h às 12h e das 13h às 17h, conforme calendário acadêmico. 

O período de assinatura dos termos de participação no sistema de incubação inicia no dia 08 de janeiro de 2020 e termina no dia 22 de janeiro de 2020. Além disso, os candidatos aprovados não poderão ter acesso ao coworking até o fim desse período. Um evento de boas-vindas acontecerá para receber os novos participantes da Inova Metrópole em janeiro do próximo ano.

O calendário completo e todas etapas desse processo seletivo estão disponíveis no endereço eletrônico

Pré-incubação 

O programa de Pré-incubação da Inova Metrópole possui como objetivo dar suporte a propostas de empreendimentos na área de Tecnologia da Informação (TI) e os projetos aprovados receberão uma série de benefícios, como: sala de coworking, mentorias com profissionais de diversas áreas e acesso a um ecossistema empresarial que engloba inovação e empreendedorismo. 

A incubadora Inova Metrópole possui também o programa de Incubação e o Acelera Inova, que têm como propósito apoiarem e darem suporte a empreendedores, com empresas já formalizadas ou pessoas que possuem uma ideia inovadora.

Parque Tecnológico faz visita institucional para acompanhar crescimento da RC Technology and Integration

20/12/2019 | ASCOM | EVENTO | PARQUE TECNOLÓGICO | VISITA


Com o intuito de acompanhar o crescimento de suas organizações credenciadas, o Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) visitou, nesta quinta-feira (19), a empresa RC Technology and Integration, que trabalha com otimização de ambientes virtuais por meio de Tecnologia da Informação (TI).

Durante o encontro, o Parque Tecnológico – representado pelo seu diretor, Anderson Cruz, e a assessora de articulações Viviane Medeiros – ressaltou o compromisso em auxiliar a empresas em seu crescimento, sugerindo meios que possam proporcionar acesso a mais clientes em potencial.

A reunião foi guiada pelo CEO da RC Technology and Integration, Ramon Lacerda, que recebeu os representantes do Parque e entregou um folder que explica os serviços, os planos futuros e benefícios em contratar a empresa.

Sobre a RC Technology and Integration

A empresa trabalha com otimização de ambientes virtuais e utiliza a tecnologia como aliada. Com isso, RC Technology and Integration oferece soluções para diversas demandas de empresas e organizações, em: implantação de redes wi-fi, infraestrutura de armazenamento de dados, processamento, backup e entre outros.

Em 2020, pretende avançar conquistando mais clientes no Rio Grande do Norte e fazer mais contato com compradores que precisam de um serviço específico na área tecnológica. Além disso, a empresa visa intensificar seus serviços nas regiões Norte e Nordeste, em que observa grande potencial.

“Precisamos trabalhar com oportunidades e ter mais acesso a clientes que precisam desse suporte. Dessa forma, a RC Technology avançará melhor”, explicou o CEO, Ramon Lacerda.

Parque Metrópole recebe visita de gerente de projetos internacionais da Anprotec

16/12/2019 | ASCOM | PARQUE TECNOLÓGICO | VISITA


Com foco em seu projeto de internacionalização, o Parque Tecnológico Metrópole Digital recebeu, no último dia 11 de dezembro, a visita da gerente de projetos internacionais Simone Torrescasana, agente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Direcionada às empresas credenciadas ao Parque e às associadas a Inova Metrópole, a visita é resultado do ingresso Parque na plataforma Land2land, inciativa conduzida pela Anprotec e que objetiva promover a internacionalização de empresas. A visita teve por objetivo apresentar à gerente as ações desenvolvidas pelo Parque Tecnológico.

Além disso, Torrescasana também realizou uma palestra direcionada a empresas da incubadora Inova Metrópole sobre mercado internacional, a fim de sensibilizar startups no que se refere a expansão de seus negócios por meio de programas de internacionalização – como a StartOut Brasil, iniciativa de apoio à inserção de empresas brasileiras nos ecossistemas internacionais de inovação.

De acordo com a avaliação da gerente, o Parque Metrópole é um ambiente propício para o desenvolvimento de um global mindset, ou um “ponto de vista internacional”, explica.

“Tanto em termos de estrutura como de inovação, o Parque Metrópole tem grandes chances de alcançar resultados de curto a médio prazo nesse quesito, o que aumentará, consequentemente, a competitividade e o destaque da instituição a nível global", avalia a gerente.

Land2land

Desenvolvida por meio de uma parceria entre a Anprotec e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Aprex-Brasil), a plataforma Land2land tem como objetivo de auxiliar a internacionalização de empresas por meio de uma rede colaborativa que liga negócios de diversas partes do mundo.

Atualmente a plataforma conta com a participação de parques e incubadoras de 14 países, dentre estes o Brasil, com 30 instituições cadastradas, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Portugal, México, Índia, Tunísia e Coreia do Sul.

Segundo Marcelo Pelicano, gerente do projeto +Internacional – iniciativa do Parque que visa promover parcerias das empresas credenciadas com instituições internacionais – fazer parte da plataforma Land2land é de grande importância, pois permite firmar, além de colaborações, um posicionamento estratégico do Parque, promovendo, assim, sua imagem e suas relações.

“O Parque Tecnológico está desenvolvendo o seu plano de internacionalização e identificou na Plataforma Land2land uma ótima oportunidade de estar inserido em uma rede consolidada e que demonstra suas necessidades de internacionalização”, destaca o gerente.

Confira a página do Parque Metrópole na plataforma Land2land.