Notícias

Inova Metrópole apresentou incubados e pré-incubados na Campus Party

16/04/2018 | Larissa Cavalcante | EVENTO | PARQUE TECNOLÓGICO



A incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), Inova Metrópole, esteve presente na Campus Party, principal evento de tecnologia brasileiro, que aconteceu no Centro de Convenções de Natal durante a última semana, onde ofereceu mentorias a diversos empreendedores, realizou oficina e apresentou algumas de suas empresas incubadas e pré-incubadas para o público do evento.

 A apresentação ocorreu no Sebraelab, um espaço de estímulo à criatividade, à inovação e à geração de novos conhecimentos, promovido pelo Sebrae, um dos apoiadores do Parque Metrópole Digital, onde a incubadora está inserida. A gerente da Inova, professora Iris Pimenta, falou sobre a incubadora e os programas de incubação e pré-incubação e, em seguida, recebeu os representantes das empresas Studio Gepetta, Void 3D, Bom Médico e Softurbano que apresentaram seus produtos e suas experiências na Inova Metrópole. No mesmo local, o assessor de gestão da incubadora, Marcos Oliveira, realizou uma oficina de prototipação.

 A Inova também ofereceu diversas mentorias na Campus Future, um espaço no qual houve a divulgação e exposição de projetos acadêmicos que foram criados por estudantes universitários e que se caracterizam pelo destaque dado à tecnologia, pelo caráter inovador e pela criatividade, além de terem como foco causar um impacto social relevante.

Mais empresas incubadas e pré-incubadas na Inova Metrópole participaram da Campus em um outro espaço, o Startup & Makers, destinado a projetos inovadores de startups em estágio inicial ou avançado, que tem como objetivo oferecer visibilidade ao movimento Maker do Brasil. Agro Meteoro, BlinDog, Mix Internet, Natal Makers, Surfmappers e Void3D desenvolvem os mais diversos produtos e serviços e foram escolhidas pela organização do evento por meio de submissão de proposta ao edital de participação. 

Destaque também para RoboEduc, empresa já graduada pela Inova, que estava com o estande cheio em todos os dias de evento. A RoboEduc é uma escola de programação que, por meio de uma proposta pedagógica diferenciada, agrega uma nova solução de software a uma metodologia de ensino com oficinas, material didático e kits de robótica. A empresa também oferece cursos de qualificação de docentes para atuarem com o auxílio da Robótica Educacional, além de cursos isolados de Introdução à Robótica.

Empresa de produtos tecnológicos para cães integra seleção nacional de negócios inovadores

12/04/2018 | Vinícius Castro | INOVA | INCUBAÇÃO



Uma empresa pré-incubada da Inova Metrópole, a BlinDog, passou na primeira fase de seleção de um programa nacional de aceleração para negócios inovadores, o Inovativa 2018, promovido pelo Sabrae e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

A BlinDog é uma empresa que desenvolve produtos tecnológicos voltados para o bem-estar e qualidade de vida de cachorros. O seu primeiro item é uma coleira que guia os animais cegos para que eles consigam desviar de obstáculos.

O programa Inovativa 2018 oferece capacitação especializada em empreendedorismo com especialistas de todo o Brasil, além de uma grande rede de investidores, empreendedores e executivos que auxiliam as startups com informações, conselhos e contatos, prestando serviços de mentoria. Além de ser promovido pelo MDIC e Sebrae, é executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Para as empresas selecionadas, o Inovativa também funciona como uma oportunidade de estabelecer conexões com investidores e parceiros estratégicos de todo o Brasil, abrindo oportunidades de expansão para outros estados, ou, como no caso da BlinDog, visando futuramente a produção em larga escala.

Coleira

A coleira da BlinDog funciona por meio da identificação de obstáculos para os cachorros cegos. O equipamento emite alertas vibratórios no momento em que o animal deve desviar, condicionando-o ao estimulo negativo da vibração. A pré-venda online da coleira já tem mais de 130 inscritos, e será exposta presencialmente na edição da Campus Party que acontece em Natal entre os dias 11 e 15 deste mês.

Mas para a CEO da empresa, Luana Wandecy, o equipamento é apenas o primeiro passo de um sonho ambicioso para a empresa: “Minha intenção é fazer a BlinDog uma referência em tecnologia para cachorro”, anima-se.

Segundo ela, sua maior intenção com a empresa é oferecer qualidade de vida aos cães. “Sempre tive muitos cachorros, já cheguei a ter sete de uma vez em casa, e sei o que eles têm de necessidades e sei as falhas do mercado quanto a isso. Então quero criar uma linha de produtos (tecnológicos) na área pet em tudo que vai ajudar na qualidade de vida do cão”, conta a empresária.

A BlinDog foi criada no Startup Weekend em 2015, através da criação da coleira, em 24 horas, durante uma competição. A ideia veio da necessidade que Luana observou em sua cachorrinha, já idosa na época.

“Eu tinha uma cachorra cega e ela batia muito nos móveis e nas paredes e eu não encontrei nenhuma solução que se adequasse a ela. A única que existia era um bambolê, que era pesado e pra ela não dava certo”, lembra Luana Wandecy. A solução criada por ela ganhou o segundo lugar na competição e, em 2017, um lugar na Incubadora Inova Metrópole.

Inova Metrópole

Para a CEO da empresa, a Inova Metrópole é essencial para a construção da empresa. “Eles me ajudam em basicamente tudo que eu preciso, consultoria em finanças, planejamento, tudo que envolve abrir e cuidar de uma empresa”.

Além de todo auxilio, ela ainda destaca os relacionamentos como ponto alto em fazer parte de uma incubadora: “Aqui a gente tem contato com muita gente diferente; com uma conversa de corredor com alguém que você acabou de cruzar, surge uma nova ideia, novos parceiros, e isso engrandece muito”.

Segundo produto

Seguindo o objetivo de se tornar referência em produtos tecnológicos para os pets, a BlinDog já tem em mente um segundo produto, que segue a mesma lógica da coleira, mas agora para cachorro “teimoso”.

“O segundo produto já está em fase de testes e funciona assim: se você não quer que seu cachorro suba no sofá ou na cama, então coloca uma “tagzinha” nele e outra em todos os lugares que você não quer que ele se aproxime. Daí o funcionamento é parecido (com o da coleira): vibra e ele se afasta”, explica Luana. A previsão de lançamento é para o segundo semestre deste ano. 

Sobre o Inovativa, ela conta que está com boas expectativas: “O Inovativa me dará a chance de conversar com mentores especializados na área, que vão me ajudar a tomar as melhores decisões sobre a venda, marketing e negociações com investidores”, comemorou.

Saiba mais sobre a BlingDog: www.blindog.com.br.

Parque Tecnológico e Inova Metrópole representam o IMD na Campus Party

11/04/2018 | Ascom | EVENTO | INOVA



Parque Tecnológico e Inova Metrópole representam o IMD na Campus Party

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (IMD/UFRN) e a sua incubadora de empresas, Inova Metrópole, estarão presentes na Campus Party, principal evento de tecnologia do Brasil, que terá sua próxima edição realizada no Centro de Convenções de Natal, durante os dias 11 a 15 de abril. Representantes do Parque farão o pré-credenciamento e a prospecção de novas empresas, e colaboradores da Inova participarão como mentores e ministrarão uma oficina no estande do SEBRAE.

Os empreendedores interessados em mais informações sobre os benefícios fiscais, de estrutura e capacitação oferecidos pelo Parque Metrópole devem se dirigir ao espaço OPEN da Campus Party e buscar o estande da Prefeitura do Natal. É lá que estarão os representantes do Parque, que atuarão também como um plantão de dúvidas, durante a quita e a sexta-feira, dias 12 e 13, das 10h às 20h.

No decorrer do evento, a Inova Metrópole oferecerá o serviço de mentoria na Campus Future, um projeto que promove o espaço, divulgação e exposição de projetos acadêmicos criados por estudantes universitários. Os projetos se caracterizam pelo destaque dado à tecnologia, pelo caráter inovador pela criatividade, além de visarema causar um impacto social relevante

Além disso, na quinta-feira, a Inova fará uma apresentação da incubadora e de alguns incubados de destaque, das 18h às 19h, no estande do SEBRAE. Em seguida, das 19h às 21h, Marcos Oliveira, assessor de gestão da incubadora, fará uma oficina de prototipação.

Na sexta-feira, o Diretor do Parque participará de um painel com o título " Como as Comunidades podem contribuir com o Empreendedorismo?", no dia 14 de Abril às 16h, e membros do Parque e da Inova Metrópole, participarão como mentores no espaço Startup & Makers.

Incubadas

Empresas incubadas e pré-incubadas na Inova Metrópole foram selecionadas para participar do Startup & Makers, espaço destinado a projetos inovadores de startups em estágio inicial ou avançado, bem como a seus idealizadores, a fim de oferecer visibilidade ao movimento Maker do Brasil. Elas desenvolvem os mais diversos produtos e serviços e foram escolhidas pela organização do evento por meio de submissão de proposta ao edital de participação. São elas: Agro Meteoro, BlinDog, GooDrink, Mix Internet, Natal Makers, Surfmappers e Void3D.

Inova Metrópole agora é credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação

08/02/2018 | Larissa Cavalcante | INOVA | EMPREENDEDORISMO



A Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), agora é credenciada junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação. A incubadora pleiteou o credenciamento em março de 2017 e a partir de agora é considerada apta a exercer atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias da informação e comunicação, para os fins previstos no § 1º do art. 11 da Lei nº 8.248, conhecida como  a Lei de Informática. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.

A Lei de Informática oferece às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil desconto gradual de até 95% no recolhimento do IPI, chegando à isenção em algumas regiões do país. A redução do imposto incide em várias categorias de produtos de informática, automação e eletrônicos em geral. Para receber esse benefício, a empresa precisa investir em pesquisa e desenvolvimento no mínimo 4% do faturamento resultante dos produtos incentivados. Para empresas com faturamento anual superior a R$ 15 milhões, parte desse percentual deve ser obrigatoriamente investido em projetos que serão desenvolvidos por institutos de pesquisa, universidades ou empresas associadas a incubadoras cadastradas.

Para Anderson Paiva Cruz, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, o credenciamento trará grandes benefícios para a incubadora e para as incubadas. “Este credenciamento oportunizará o acesso das empresas incubadas na Inova Metrópole a grandes empresas beneficiárias da lei da informática e a editais de subvenção específicos, para a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Com essa autorização, a expectativa é impulsionar o crescimento das empresas incubadas e das atividades de P&D na UFRN, por meio da  atração de grandes contratos envolvendo a Inova Metrópole”, explicou.

Inova Metrópole divulga resultado do processo seletivo para bolsista de Comunicação Social  

22/12/2017 | Cione Cruz | PROCESSO SELETIVO | INOVA


 

O processo seletivo para bolsista de Comunicação Social, aberto pela Inova Metrópole do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), não teve aprovados.

As inscrições foram abertas no último dia três de novembro e destinam-se aos alunos do Curso de Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda. As vagas ofertadas são, exclusivamente, para os estudantes que se enquadram na condição de aluno socioeconomicamente carente e este deverá estar inscrito no cadastro único da UFRN, que é realizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Veja o edital AQUI

Incubadora Inova Metrópole promove o 2° Meetup Inova

08/12/2017 | Vinícius Castro | EVENTO | INOVA



A Incubadora Inova Metrópole do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizará no dia 14 de dezembro um evento para falar sobre inovação e empreendedorismo, o 2° Meetup Inova, com início previsto às 18h no auditório B205 do IMD.

O 2º Meetup Inova é aberto para todos os interessados em inovação e empreendedorismo, assim como empreendedores, mentores, estudantes, professores e toda a comunidade. Na programação constam palestras de experiência nas áreas de inovação e apoio ao pequeno empreendedor.

A abertura do evento será feita pela gerente executiva da Inova, professora Íris Pimenta, que apresentará “Resultados Inova 2017 e Graduação da WebOne System” e em seguida fará o agradecimento à Rede de Mentores.

 São convidados como palestrantes o empresário Carlos von Sohsten, do SEBRAE/RN, que falará sobre “O papel do SEBRAE/RN na internacionalização de startups”;  Candice Knoll, da Berkeley Haas School of Business, que abordará o tema “Empreendendo no Silicon Valley”; Anderson Araújo, da Inovall;  e Eriko Batista, da Paytour, empresas em processo de incubação que farão palestra sobre “A experiência de visitar o Silicon Valley”.

Inscreva-se AQUI.

Inova Metrópole amplia número de vagas e prazo para inscrição do processo seletivo para bolsista de Comunicação Social

24/11/2017 | Ascom | INOVA | BOLSA


O processo seletivo para bolsista de Comunicação Social, aberto pela Inova Metrópole do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), teve edital retificado, aumentando o número de vagas e ampliando o prazo de inscrição. Portanto, estão sendo ofertadas duas vagas e o prazo para inscrição se encerra no dia 30 de novembro.

As inscrições foram abertas no último dia três de novembro e destinam-se aos alunos do Curso de Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda. As vagas ofertadas são, exclusivamente, para os estudantes que se enquadram na condição de aluno socioeconomicamente carente e este deverá estar inscrito no cadastro único da UFRN, que é realizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Veja edital retificadoAQUI

Confira os eventos de agosto do Inova Metrópole

25/08/2017 | Larissa Pinto Fernandes |


No mês de agosto a Inova Metrópole, incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou três eventos para empresas incubadas, pré-incubadas, parceiros da Inova e comunidade do IMD. Foram eles: a Oficina de Comunicação Interpessoal, a Oficina de Validação e o evento de Boas-vindas aos novos pré-incubados.

Na Oficina de Comunicação Interpessoal, realizada no dia 17 e voltada para as empresas incubadas, as psicólogas Michelle Almeida (Inova) e Juliana Peres, ofereceram uma qualificação com foco no desenvolvimento e aprimoramento da competência comunicacional, voltada para as relações internas e externas das empresas, através de um serviço personalizado, pensado para as necessidades dos empreendedores.
Já na Oficina de Validação, realizada no dia 18, Marcos Oliveira, Assessor de Gestão da Inova, trabalhou com os novos pré-incubados diferentes ferramentas para validar as soluções que eles trouxeram para a Incubadora.Por último, mas não menos importante, no evento de Boas-vindas aos novos Pré-incubados, realizado no dia 22 de agosto, o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, e o gerente da Inova, Anderson Paiva Cruz, apresentaram a estrutura do Instituto aos novos incubados e falaram sobre as diversas possibilidades do IMD.

Pré-incubada na Inova Metrópole chega à fase final da Inovativa Brasil

08/08/2017 | Bruna Santos de Melo |


A Surfmappers, startup pré-incubada na Inova Metrópole, chegou à fase final da Inovativa Brasil, onde os participantes puderam conversar e apresentar pitch para investidores.


A última fase do programa teve duração de 3 dias e aconteceu no fim de julho desse ano.
Nos dois primeiros dias os empreendedores se preparam para as bancas do Demoday, que aconteceu no último dia de evento, em que foi dado aos participantes tempo para provar aos investidores o motivo pelo qual merecem o investimento que procuram, através de apresentação de pitch.

Incubadas na Inova Metrópole são selecionadas para segunda fase da Startup Indústria

20/07/2017 | Bruna Santos de Melo |


As empresas incubadas na Inova Metrópole, Aresta 3D e Inovall, foram selecionadas para o Matchmaking, segunda fase do Startup Indústria edital de fomento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que se inicia hoje, dia 20.


Nessa fase do edital, os selecionados decidem os grupos de trabalho e alinham as expectativas para o início dos trabalhos na terceira etapa, Prova de Conceito, com data prevista para acontecer 185 dias após a finalização do Matchmaking. 

Para saber mais acesse o site do Startup Indústria!