Notícias

Empresa de produtos tecnológicos para cães integra seleção nacional de negócios inovadores

12/04/2018 | Vinícius Castro | INOVA | INCUBAÇÃO



Uma empresa pré-incubada da Inova Metrópole, a BlinDog, passou na primeira fase de seleção de um programa nacional de aceleração para negócios inovadores, o Inovativa 2018, promovido pelo Sabrae e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

A BlinDog é uma empresa que desenvolve produtos tecnológicos voltados para o bem-estar e qualidade de vida de cachorros. O seu primeiro item é uma coleira que guia os animais cegos para que eles consigam desviar de obstáculos.

O programa Inovativa 2018 oferece capacitação especializada em empreendedorismo com especialistas de todo o Brasil, além de uma grande rede de investidores, empreendedores e executivos que auxiliam as startups com informações, conselhos e contatos, prestando serviços de mentoria. Além de ser promovido pelo MDIC e Sebrae, é executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Para as empresas selecionadas, o Inovativa também funciona como uma oportunidade de estabelecer conexões com investidores e parceiros estratégicos de todo o Brasil, abrindo oportunidades de expansão para outros estados, ou, como no caso da BlinDog, visando futuramente a produção em larga escala.

Coleira

A coleira da BlinDog funciona por meio da identificação de obstáculos para os cachorros cegos. O equipamento emite alertas vibratórios no momento em que o animal deve desviar, condicionando-o ao estimulo negativo da vibração. A pré-venda online da coleira já tem mais de 130 inscritos, e será exposta presencialmente na edição da Campus Party que acontece em Natal entre os dias 11 e 15 deste mês.

Mas para a CEO da empresa, Luana Wandecy, o equipamento é apenas o primeiro passo de um sonho ambicioso para a empresa: “Minha intenção é fazer a BlinDog uma referência em tecnologia para cachorro”, anima-se.

Segundo ela, sua maior intenção com a empresa é oferecer qualidade de vida aos cães. “Sempre tive muitos cachorros, já cheguei a ter sete de uma vez em casa, e sei o que eles têm de necessidades e sei as falhas do mercado quanto a isso. Então quero criar uma linha de produtos (tecnológicos) na área pet em tudo que vai ajudar na qualidade de vida do cão”, conta a empresária.

A BlinDog foi criada no Startup Weekend em 2015, através da criação da coleira, em 24 horas, durante uma competição. A ideia veio da necessidade que Luana observou em sua cachorrinha, já idosa na época.

“Eu tinha uma cachorra cega e ela batia muito nos móveis e nas paredes e eu não encontrei nenhuma solução que se adequasse a ela. A única que existia era um bambolê, que era pesado e pra ela não dava certo”, lembra Luana Wandecy. A solução criada por ela ganhou o segundo lugar na competição e, em 2017, um lugar na Incubadora Inova Metrópole.

Inova Metrópole

Para a CEO da empresa, a Inova Metrópole é essencial para a construção da empresa. “Eles me ajudam em basicamente tudo que eu preciso, consultoria em finanças, planejamento, tudo que envolve abrir e cuidar de uma empresa”.

Além de todo auxilio, ela ainda destaca os relacionamentos como ponto alto em fazer parte de uma incubadora: “Aqui a gente tem contato com muita gente diferente; com uma conversa de corredor com alguém que você acabou de cruzar, surge uma nova ideia, novos parceiros, e isso engrandece muito”.

Segundo produto

Seguindo o objetivo de se tornar referência em produtos tecnológicos para os pets, a BlinDog já tem em mente um segundo produto, que segue a mesma lógica da coleira, mas agora para cachorro “teimoso”.

“O segundo produto já está em fase de testes e funciona assim: se você não quer que seu cachorro suba no sofá ou na cama, então coloca uma “tagzinha” nele e outra em todos os lugares que você não quer que ele se aproxime. Daí o funcionamento é parecido (com o da coleira): vibra e ele se afasta”, explica Luana. A previsão de lançamento é para o segundo semestre deste ano. 

Sobre o Inovativa, ela conta que está com boas expectativas: “O Inovativa me dará a chance de conversar com mentores especializados na área, que vão me ajudar a tomar as melhores decisões sobre a venda, marketing e negociações com investidores”, comemorou.

Saiba mais sobre a BlingDog: www.blindog.com.br.