Empresas

Incubadas (12)

BOMÉDICO

incubada

Bomédico oferece plataforma para agilizar e facilitar marcação de exames e consultas médicas Startup da Inova Metrópole já conta com 160 clínicas ou profissionais cadastrados em seu serviço Marcar uma consulta parece tarefa simples, mas a demora e dificuldade em conseguir uma data ou médico disponível pode fazer com que o interessado adie o quanto puder essa providência. Foi pensando em superar esse e outros empecilhos, que um grupo de empreendedores desenvolveu o Bomédico, aplicativo que ajuda a agendar consultas e exames de forma rápida e prática. A aplicação disponível para os sistemas Android e iOS é o serviço oferecido pela startup, inserida no programa de incubação da Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital. Por meio da plataforma, o usuário pode encontrar o profissional de saúde mais próximo, marcar a consulta desejada 24h por dia e ainda receber notificações sobre o dia da consulta, evitando assim esquecer o compromisso. E também funciona para remarcações e cancelamentos. Ingressando no programa de incubação da Inova em janeiro de 2018, a empresa já conta com 160 clínicas e profissionais da área da saúde cadastrados em seu aplicativo, tais como médicos, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, ginecologistas, entre outros. Além disso, o app também dispõem da marcação de 50 tipos de exames. O Bomédico também permite que mais de uma pessoa faça uso do mesmo aplicativo. Dessa forma, ao se cadastrar, o usuário pode registrar familiares ou amigos. Para inscrever-se no app, o interessado basta informar nome, telefone, e-mail e criar uma senha para login. Na pesquisa pela consulta, pode-se escolher a cidade, especialidade, subespecialidade e gênero. A equipe realizadora do app é composta pelo CEO da Bomédico, Rilton Campos, o seu gerente comercial, André Tinoco, Bruno Tinoco, o investidor Ângelo Antônio e o advogado André Medeiros, acompanhados de um time de quatro funcionários. “Nossa plataforma não objetiva apenas marcar consultas, mas melhorar a experiência do paciente. Nossa ideia é criar um ecossistema de saúde”, explica Rilton Campos. Saiba mais sobre o trabalho do Bomédico no site: www.bomedico.com.br.

Construtor Digital

incubada

Obrasnet: Gerenciamento de construção pensado de maneira intuitiva Apesar da construção civil ser um ramo da engenharia com investimento de longo prazo e um mercado sempre ativo, ela ainda sofre com ferramentas de gestão muito complexas e pouco práticas. Tendo esse problema em vista, a Construtor Digital está desenvolvendo o Obrasnet, uma plataforma online para gestão de obras e empresas do setor que possui uma interface intuitiva e de fácil aprendizado. A aplicação dá uma visão detalhada sobre as obras e a gestão administrativa da empresa com coleta, organização e análise de dados, além da geração de gráficos. O Obrasnet conta com ferramentas para o controle financeiro, gerenciamento de recursos, indo do cadastro de fornecedores até a realização de pedidos e comunicação direta com o cliente. O Obrasnet, já está em fase de pré-venda e pode ser adquirido através de uma assinatura. Focado na experiência do usuário, o sistema “não requer grande treinamento para que você possa fazer uma gestão detalhada da sua empresa ou da sua obra”, destaca Bruno Marinho, um dos sócios da empresa. A disponibilização antecipada também serve como auxílio ao desenvolvimento baseado no feedback dos usuários. Junto à plataforma ainda é fornecida uma apresentação inicial para conduzir o usuário nos primeiros passos, mas a intenção é que um tutorial completo fique disponível em vídeo-aulas online. A Construtor Digital é pré-incubada na Inova Metrópole, incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), desde outubro de 2018, e também desenvolve softwares, aplicativos e sites sobre demanda, inclusive prestando consultoria ao Senai neste ramo. A empresa surgiu em 2017, quando cinco amigos recém-graduados em diferentes engenharias procuravam empreender. A ideia da aplicação só surgiu em 2018, quando a empresa passou a ser uma startup de produção tecnológica sob demanda, a partir de uma construtora que desejava desenvolver o seu próprio software. Com essa motivação, foi realizada uma pesquisa de mercado a nível nacional, que possibilitou a criação de um modelo que suprisse às necessidades encontradas, principalmente voltado para atender empresas de pequeno porte. Saiba mais sobre o Obrasnet no site: www.obrasnet.com. 

DUNA Bioinformatics

incubada

Duna Bioinformatics é pioneira no mercado de bioinformática natalense Além de facilitar a vida de muita gente, a tecnologia tem auxiliado inúmeras áreas de pesquisa. Uma delas é a genética, campo da ciência que tem despertado bastante interesse de empresas e profissionais que buscam melhorar o tratamento de pacientes com complicações como câncer, entre outras. Diante dessa realidade, o farmacêutico e pesquisador José Eduardo Kroll e o professor universitário Sandro José de Souza – um dos pioneiros da genômica e da bioinformática no Brasil – resolveram criar a empresa Duna Bioinformatics. Especializada em serviços de bioinformática, a empresa deu início às atividades em setembro de 2018 e atualmente se encontra em fase de pré-incubação da incubadora de empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/URN). Segundo José Eduardo, a ideia surgiu para atender a uma demanda não apenas da saúde, mas também do próprio mercado. “Temos uma quantidade considerável de gente se formando na área de bioinformática e pensamos em captar essa mão de obra”, conta o sócio. Atualmente, a Duna Bioinformatics, que conta com parceria da Biominas Brasil, oferece análises computacionais de dados de genoma, transcriptoma e proteoma, além de consultorias, serviços customizados e desenvolvimento de softwares. “Um exemplo prático de nossos serviços é o de um hospital que nos envia o sequenciamento de um tumor. Recebemos essas informações, fazemos a análise computacional e emitimos um parecer, que ajuda o médico a saber, por exemplo, quais os melhores medicamentos para o tratamento do caso”, explica José Eduardo. Com a análise genética completa, são muitos os benefícios trazidos ao tratamento dos pacientes, já que as informações levantadas baseiam todo o diagnóstico médico. Para o desempenho de suas atividades, a empresa faz uso de recursos computacionais avançados, como processamento em nuvem e toda a estrutura informacional do IMD. Além disso, uma equipe especializada de professores universitários auxilia nas análises e no desenvolvimento dos serviços da empresa. Pioneirismo promissor Sendo uma empresa pioneira em sua área de atuação, o futuro do mercado da Duna Informatics é bastante promissor. “Além da questão de sermos pioneiros, também percebemos que o processamento genético tem sido cada vez mais procurado, o que facilita bastante a procura por nossos serviços especializados de bioinformática por parte de clínicas, hospitais e profissionais da saúde”, acrescenta o farmacêutico. Mas a Duna Informatics também enfrenta desafios. “Somos um mercado ainda pequeno e precisamos mostrar a importância do nosso serviço para a sociedade. Por isso nós trabalhamos nessa questão da educação, para informar e conscientizar sobre como a bioinformática é positiva para a promoção da saúde”, diz José Eduardo.   Saiba mais sobre a empresa em: www.dunabioinfo.com.

Ecomp Tecnologia

incubada

Criada para gerar soluções inteligentes em negócios através da tecnologia, a Ecomp  – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM NEGÓCIOS resolveu dar um passo à frente quando passou a desenvolver uma plataforma para atingir um público mais amplo, o usuário comum de informática. Foi assim que surgiu o seu serviço de marketplace, que objetiva conectar profissionais que oferecem assistência técnica a clientes individuais. A nova plataforma em desenvolvimento pela Ecomp, no entanto, convive bem com sua principal atividade atualmente, que é a oferta, por meio de contratos empresariais, de um serviço que cuida de todas as necessidades de TI de uma empresa. Dessa forma, são realizados desde a aplicação e o gerenciamento de backups automáticos, a estruturação de redes de computadores, ou ainda uma assessoria em inovações. Além disso, a Ecomp também presta o suporte contínuo a seus clientes, cuidando do funcionamento e da qualidade do serviço. E, apesar do contrato empresarial ser seu forte, suas atividades também abrangem o atendimento técnico de informática para clientes em geral, como é o caso de manutenção de dispositivos ou instalação remota de aplicações. Assim, a empresa mantém uma economia saudável, tendo movimentado cerca de R$ 300 mil no ano passado e concluído 230 atendimentos nos últimos seis meses. Além disso, já cumpriu mais de 1100 ordens de serviços avulsos desde que ingressou na incubadora Inova Metrópole, em 2016. E também já firmou 33 contratos empresariais desde o seu surgimento, em 2015. Marketplace A plataforma em desenvolvimento pela empresa, que visa criar um marketplace que ligue clientes a técnicos de informática, é única no Rio Grande do Norte. Como os profissionais são aprovados por meio de cadastro, tem a vantagem de passar garantia e segurança aos clientes. Outra vantagem é a assistência remota, através de aplicação fornecida pela EComp para profissional e cliente. Por hora, no entanto, a plataforma encontra-se desativada para que a empresa possa realizar aprimoramentos. A ideia é que passe a ser completamente automatizada, tanto para os clientes como para os técnicos. Mas o serviço não deixou de ser prestado, já que os clientes ainda podem procurar a Ecomp mesmo no caso de serviços mais simples e para pessoas físicas. Hoje, a empresa com conta com 12 colaboradores - entre estagiários, técnicos, sócios e demais prestadores de serviço. Foi fundada por Francisco Queiroz e Lair Solano, ambos formados em Engenharia da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A companhia foi uma iniciativa de Francisco, que planejava voltar a empreender, depois que teve um serviço informal de Tecnologia da Informação (TI) antes da graduação. Assim, juntou-se ao seu colega de turma e formou a sociedade atual. Saiba mais sobre a Ecomp no site www.ecomptec.com.br.

Futebol Interativo

incubada

Futebol Interativo leva tecnologia para educação profissional do esporte mais popular do Brasil Focada na capacitação profissional de quem se interessa por futebol e quer seguir carreira na área, a Futebol Interativo tem como diferencial a inovação. Sua plataforma online funciona como sala de aula, com transmissões ao vivo, serviço para tirar dúvidas e fórum exclusivo para cada turma. Combinado a isso, contam com material próprio e exclusivo, criado pelos professores de cada curso. As turmas têm seis semanas de aulas, além de período para produção de trabalhos e demais atividades, levando ao certificado de 30 horas. Em geral, o foco da empresa são as aulas online, por meio de plataforma própria, mas também são promovidos eventos no offline, presencialmente. Seguindo além da capacitação, a FI tem conseguido oportunidades para seus alunos. Na primeira turma de Análise de Desempenho, aquele que mais se destacou conseguiu um estágio no clube Benfica, de Portugal. Já na segunda turma, boas chances no Benfica, no América de Natal e no Esporte Clube Bahia. O seu diretor de tecnologia, Airton Neto estudante do Bacharelado em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital/UFRN, explica que o formato de trabalho da empresa surgiu a partir das reflexões que foram feitas sobre a concorrência na área. “Nós vimos que havia ainda uma formação muito restrita, que era em sua maioria presencial. As oportunidades de formação online eram poucas”, conta ele. Os primeiros cursos desenvolvidos pela Futebol Interativo tiveram foco em pessoas que estavam terminando sua graduação, que tinham perfil mais jovem e interesse de trabalhar com futebol. Mas com o tempo passaram a abranger outros públicos, formado por pessoas que já estão no mercado ou que ainda não iniciaram a graduação. “O público-alvo, de forma geral, é o aluno ou profissional que está se direcionando para o mercado do futebol, mas também pode ser o curioso e apaixonado pelo esporte, que quer conhecer um pouco mais sobre aquela paixão que ele tem de uma maneira diferente”, explica George Klinger, um dos sócios da empresa. Para conhecer mais sobre a empresa acesse www.futebolinterativo.com.br.

HUBBI

incubada

Hubbi conecta cadeia de autopeças em Natal Com foco no setor de autopeças de reposição, a Hubbi é uma empresa natalense cujo principal objetivo é conectar consumidores e fornecedores do ramo automobilístico. Atuando como um marketplace – plataforma específica para vendas – a startup promete possibilitar, de maneira inovadora, a simplificação do processo de compra e venda de autopeças de reposição. Criada em 2019, a empresa, cadastrada no programa de pré-incubação da Inova Metrópole –incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – está desenvolvendo uma plataforma online onde os usuários poderão pesquisar, por meio de filtros específicos, a oferta de diferentes produtos automobilísticos. “No sistema, o usuário consumidor irá apenas informar a placa do seu veículo e quais peças está precisando. O próprio sistema extrai as informações do veículo como modelo, versão, motorização, cor, etc e envia essa informação para que os distribuidores informem quais são os itens disponíveis, bem como seus preços e os prazos de entrega”, explica o administrador Igor Mesquita, fundador da Hubbi. “Também será possível o envio de fotos do veículo e das peças, evitando assim a compra de peças erradas, algo muito comum no setor”, completa. Dessa forma, a plataforma oferecerá resultados ranqueados para o usuário, que poderá escolher qual produto comprar como base na marca, nos preços, tempo de entrega, entre outros dados informados pelos fornecedores cadastrados. “A ideia é propiciar a automação no processo de compra e venda de autopeças, que vai facilitar e trazer mais confiabilidade na procura por itens do ramo automotivo. Essa solução vai trazer agilidade e economia às oficinas, além de criar um canal de vendas para os fornecedores”, esclarece Igor Mesquita. Banco de dados As funcionalidades da plataforma serão acessíveis por meio de uma assinatura do usuário. Uma vez “logado”, o cliente terá acesso a todas as ofertas, oriundas de um banco de dados a ser criado pela Hubbi. “O sistema funcionará como uma espécie de ‘hub’ do setor de autopeças, no qual a gente vai fazer um grande banco de dados para conectar todas as entidades que participam dessa cadeia de suprimentos”, explica o administrador. Conforme explica o idealizador da empresa, a plataforma Hubbi atualmente está em processo de desenvolvimento é terá como público-alvo inicial pessoas jurídicas. A ideia é englobar toda cadeia de produção de autopeças, desde a indústria até as seguradoras, locadoras, empresas com frotas próprias, entidades públicas com frotas de veículos, entre outros. Economia Além de facilitar o processo de pesquisa de mercado, a Hubbi também trará uma série de benefícios econômicos aos confeccionadores de autopeças. Um deles é a apresentação de relatórios business inteligence para as oficinas e os fornecedores. “Se você tem um sistema que te dá acesso a todas as informações na sua tela, e você consegue responder tudo de imediato. Existe um ganho de produtividade bem maior do que se você tivesse, por exemplo, dez vendedores atendendo ligações”, afirma Mesquita.

INOVALL

incubada

Inovall cria plataforma que reúne dados estratégicos do mercado Para iniciar um novo negócio, é preciso informação. Dados sobre o mercado, comportamentos do consumidor e público alvo são primordiais para quem deseja se inserir no mundo empreendedor e se destacar dos demais concorrentes. Foi esse fato o que orientou Anderson Igor Câmara a criar a Inovall. Empresa incubada na Inova Metrópole – incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – a Inovall desenvolveu uma plataforma online que reúne informações de mais de 200 fontes de dados diferentes, como Receita Federal, secretarias, entidades do ramo de telefonia, entre outras. Com a plataforma, clientes recebem informações estratégicas sobre seus nichos de mercado, hábitos de consumo, perfis de compradores, entre outras referências fundamentais para dar suporte a quem empreende. “Quem trabalha com o comércio, por exemplo, receberá informações sobre onde, quando e para quem vender. Tudo isso de modo automatizado pela plataforma. A nossa proposta é oferecer dados que façam o cliente estar sempre a um passo à frente no seu nicho de mercado”, aponta Anderson Câmara, CEO da Inovall. Desenvolvida para ser acessada por qualquer dispositivo, fixo ou móvel, a plataforma da Inovall oferece informações a qualquer perfil de usuário, “basta alguns cliques para saber onde investir”, aponta o CEO. De acordo com Anderson Câmara, a solução é válida não apenas para empresas privadas, mas também para setores governamentais. “Informação é um produto valioso e hoje em dia não tem como fugir disso, seja no ambiente público ou privado. Se antes era preciso um longo trabalho para identificar as oportunidades do mercado, hoje nossa plataforma faz isso automaticamente”, avalia o CEO. Atuação nacional Trabalhando com tecnologia da informação (TI) desde os 13 anos idade, Anderson Câmara enxerga na ferramenta de levantamento de dados um produto com futuro promissor. “Estamos falando um produto que traz a oportunidade do usuário se antecipar ao mercado. A tendência é que cada vez mais pessoas utilizem essa ferramenta”, prevê Anderson Câmara. Atualmente, a Inovall atua não só no mercado potiguar, mas em todo o Brasil. Graças ao modelo de negócios online, a empresa incubada pode atender clientes de qualquer local do país e do mundo.  “Nossa atuação hoje é nacional. Para o futuro, vemos muita oportunidade de crescimento nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde o mercado está bastante aquecido”, informa o CEO.   Saiba mais sobre a Inovall no site: www.inovall.com.br