Empresas

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Game Mind

pré-incubada

Com plataforma de jogos online inovadores, startup oferece uma nova maneira de aprender matemática   Para tornar a matemática uma disciplina acessível e com o intuito de auxiliar, de maneira inovadora, estudantes a adquirirem novos conhecimentos e habilidades, a Game Mind – empresa vinculada à Inova Metrópole, incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital – está desenvolvendo uma nova forma de aprender cálculo, equações e outros assuntos.   A empresa, formada no ano de 2020, está empenhada na criação de uma plataforma de jogos online de mesmo nome que reunirá diversas lições de matemática em um ambiente interativo e instigante, capaz de engajar o usuário na busca por conhecimentos didáticos sobre a matéria.   “Trata-se uma plataforma que disponibilizará sequências didáticas junto a jogos inovadores, de maneira a explicar matemática de uma forma bem diferenciada”, explica o gestor estratégico da empresa, Charles Madeira.   Inicialmente, o Game Mind abordará os conceitos trabalhados nos primeiros níveis de ensino escolar (fundamental 1) e, no futuro, com o desenvolvimento da plataforma e dos jogos didáticos, progredirá para os demais estágios de aprendizagem. A proposta é que, por meio de recursos imagéticos, como personagens cativantes e cenários digitais, o aluno possa desenvolver habilidades tanto no jogo como na vida real, evoluindo a cada nova fase.   “Por exemplo, se o personagem salta, isso gera um projétil em forma de parábola. Com esse caso, é possível ensinar o aluno de maneira prática, que o faça perceber a matemática no mundo real, já que uma parábola nada mais é do que uma função de segundo grau”, aponta o gestor.   Premiado A ideia de se criar a plataforma surgiu no ano passado, período em que os desenvolvedores da Game Mind criaram um projeto premiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).   Segundo Charles Madeira, além do reconhecimento nacional, outro fator que incentiva a equipe a desenvolver a plataforma é o baixo rendimento escolar em matemática, situação presente em todo o Brasil.   “Trata-se de um componente curricular importantíssimo e com o qual temos um deficit nacional gigantesco. Menos de 10% dos alunos que terminam o ensino médio aprendem a matéria suficientemente”, comenta o gestor.   A Game Mind tem como potenciais clientes escolas, professores, pais e estudantes. Atualmente, a startup visa oferecer o produto em todo o território nacional, mas também pensa em estender seu negócio a outros países, fazendo, para isso, a tradução da plataforma em diferentes línguas.  

Guia Natal

pré-incubada

Startup oferece turismo personalizado em Natal Fazer turismo não é mais a mesma coisa. Apesar de muitos serem os serviços oferecidos para quem deseja relaxar e curtir as diversas atrações de Natal (RN), o mercado tem se deparado com uma nova demanda trazida pelos viajantes de plantão: o turismo personalizado. Foi pensando nisso que a Guia Natal – empresa pré-incubada da Inova Metrópole, incubadora do Parque Metrópole Digital – passou a desenvolver ferramentas online direcionadas especialmente a essa classe de visitantes, consumidores de turismo personalizado. Segundo José Maria Pinheiro, CEO da Guia Natal, e Meirefran Moura, diretora administrativa da empresa, a proposta é oferecer ao turista a opção de ele mesmo planejar e escolher destinos que fujam do tradicional, já amplamente explorado pelas agências locais. “A ideia é atender aquele visitante que não quer ir apenas aos locais onde todo mundo vai e oferecer mais liberdade para que o turista faça a experiência conforme o seu próprio perfil”, explica José Maria Pinheiro. Segundo Meirefran, esse tipo de serviço destina-se, especialmente, às pessoas que já conhecem Natal e que desejam viver novas experiências na região. Para isso, a Guia Natal contará com a atuação de personal guias, profissionais que atendem às demandas por turismo personalizado nas áreas de lazer, experiência, aventura e religião. “Temos pessoas que preferem viajar de carro com a família, ao invés de um ônibus, por exemplo. Isso é personalizar a viagem, fugir daquilo que as empresas oferecem para as massas e ter total liberdade para ter a experiência que desejar”, aponta Meirefran. Décadas de experiência A Guia Natal já trabalha no mercado do turismo há 20 anos. Nesse tempo, a empresa já foi criadora de um dos principais conteúdos off-line para passeios na região – guias impressos com informações turísticas do Rio Grande do Norte. Hoje, a empresa decide investir em serviços especializados e disponíveis em ambiente online. Segundo José Maria Pinheiro, essa decisão foi tomada após a empesa participar do programa de pré-incubação da Inova Metrópole. “Percebemos que a tecnologia tem mudado consideravelmente a forma com que nossos clientes consomem e pensamos em investir nisso em nossa área de atuação”, relata o CEO. Atualmente, a empresa, pré-incubada há um ano, desenvolve um site institucional e um aplicativo leve com todas as informações para quem busca o turismo personalizado. Além disso, os sócios investem na produção de conteúdo para mídias digitais. Com o novo serviço, a equipe da Guia Natal prevê alcançar um público inicial de 12 mil pessoas. “A área turística de Natal recebe, todos os anos, cerca de 2,4 milhões de visitantes. A nossa proposta é alcançar 2% desse público já no primeiro ano após o lançamento das nossas ferramentas tecnológicas”, informa José Maria Pinheiro.

HUBBI

incubada

Hubbi conecta cadeia de autopeças em Natal Com foco no setor de autopeças de reposição, a Hubbi é uma empresa natalense cujo principal objetivo é conectar consumidores e fornecedores do ramo automobilístico. Atuando como um marketplace – plataforma específica para vendas – a startup promete possibilitar, de maneira inovadora, a simplificação do processo de compra e venda de autopeças de reposição. Criada em 2019, a empresa, cadastrada no programa de pré-incubação da Inova Metrópole –incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – está desenvolvendo uma plataforma online onde os usuários poderão pesquisar, por meio de filtros específicos, a oferta de diferentes produtos automobilísticos. “No sistema, o usuário consumidor irá apenas informar a placa do seu veículo e quais peças está precisando. O próprio sistema extrai as informações do veículo como modelo, versão, motorização, cor, etc e envia essa informação para que os distribuidores informem quais são os itens disponíveis, bem como seus preços e os prazos de entrega”, explica o administrador Igor Mesquita, fundador da Hubbi. “Também será possível o envio de fotos do veículo e das peças, evitando assim a compra de peças erradas, algo muito comum no setor”, completa. Dessa forma, a plataforma oferecerá resultados ranqueados para o usuário, que poderá escolher qual produto comprar como base na marca, nos preços, tempo de entrega, entre outros dados informados pelos fornecedores cadastrados. “A ideia é propiciar a automação no processo de compra e venda de autopeças, que vai facilitar e trazer mais confiabilidade na procura por itens do ramo automotivo. Essa solução vai trazer agilidade e economia às oficinas, além de criar um canal de vendas para os fornecedores”, esclarece Igor Mesquita. Banco de dados As funcionalidades da plataforma serão acessíveis por meio de uma assinatura do usuário. Uma vez “logado”, o cliente terá acesso a todas as ofertas, oriundas de um banco de dados a ser criado pela Hubbi. “O sistema funcionará como uma espécie de ‘hub’ do setor de autopeças, no qual a gente vai fazer um grande banco de dados para conectar todas as entidades que participam dessa cadeia de suprimentos”, explica o administrador. Conforme explica o idealizador da empresa, a plataforma Hubbi atualmente está em processo de desenvolvimento é terá como público-alvo inicial pessoas jurídicas. A ideia é englobar toda cadeia de produção de autopeças, desde a indústria até as seguradoras, locadoras, empresas com frotas próprias, entidades públicas com frotas de veículos, entre outros. Economia Além de facilitar o processo de pesquisa de mercado, a Hubbi também trará uma série de benefícios econômicos aos confeccionadores de autopeças. Um deles é a apresentação de relatórios business inteligence para as oficinas e os fornecedores. “Se você tem um sistema que te dá acesso a todas as informações na sua tela, e você consegue responder tudo de imediato. Existe um ganho de produtividade bem maior do que se você tivesse, por exemplo, dez vendedores atendendo ligações”, afirma Mesquita.

iFeira

pré-incubada

iFeira desenvolve aplicativo para compras em supermercados com delivery Você já pensou no tempo que desperdiça nas filas de supermercado? Essa é uma das principais reclamações dos clientes desses estabelecimentos. Além disso, é comum lembrar de última hora, já no caixa, de produtos que não foram adicionados ao carrinho.     Agora imagine um aplicativo que, além de possibilitar selecionar todos os itens que você deseja comprar, também faça a entrega em casa, ofereça opções para verificar as diversas redes de supermercados locais, comparar preços e pesquisar quais promoções estão disponíveis. Esse software, com todas as funcionalidades citadas, já existe e está em fase de aprimoramento: trata-se do I Feira. A plataforma vem sendo desenvolvida, desde setembro do ano passado, por uma startup pré-incubada na Inova Metrópole, que leva o mesmo nome do serviço. O I Feira pode ser definido como um e-commerce de supermercados com delivery. De acordo com a sócia-fundadora da startup, Viviane Aragão, ele se constitui em mais do que uma simples aplicação para entregas, oferecendo uma maior variedade de serviços. O aplicativo vai agregar funções que permitirão ao usuário, por exemplo, decidir em qual estabelecimento deseja realizar suas compras, ter acesso às promoções dos vários lugares, comparar preços, além de escolher o comércio por categoria, como supermercado, padaria, sorveteria, entre outros.   “A variedade desse tipo de oferta disponível é uma das coisas mais importantes da plataforma, pois as aplicações desse tipo que existem hoje no mercado não contemplam uma diversidade tão significativa de funções”, aponta a empreendedora.            Desenvolvimento Sócia-fundadora e responsável pela gestão da empresa, Viviane conta que a ideia de desenvolvimento de uma aplicação que atendesse todos esses requisitos surgiu em um momento específico de sua vida, quando teve de morar sozinha e necessitou fazer compras frequentemente.         “Quando eu comecei a fazer compras sozinha, também comecei a procurar alternativas para solucionar essa situação, mas eu não encontrava nenhuma aplicação eficaz para isso, e as que eu achava não resolviam o problema como um todo. A partir daí, comecei a pensar em um projeto, tive a ideia do I Feira e comecei a desenvolvê-la”, relembra. A ideia foi submetida e aprovada no Programa Acelera Inova, da incubadora do IMD, no segundo semestre de 2018. Depois de seis meses de capacitação e da construção de um protótipo funcional, a I Feira ingressou, em abril deste ano, no seu Programa de Pré-incubação. A data de lançamento oficial da plataforma está prevista  para até a primeira quinzena de julho.          Além de Viviane Aragão, a I Feira é formada por Geraldo Júnior, sócio e cofundador da startup, pelo desenvolvedor Henrique Medeiros, pelo Designer André Victor Guedes, e pela engenheira de produção Jéssica Azevedo. A plataforma está prevista para funcionar nos sistemas Android e IOS, além de um site na web no qual o usuário terá acesso a informações a respeito do app.

INOVALL

incubada

Inovall cria plataforma que reúne dados estratégicos do mercado Para iniciar um novo negócio, é preciso informação. Dados sobre o mercado, comportamentos do consumidor e público alvo são primordiais para quem deseja se inserir no mundo empreendedor e se destacar dos demais concorrentes. Foi esse fato o que orientou Anderson Igor Câmara a criar a Inovall. Empresa incubada na Inova Metrópole – incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – a Inovall desenvolveu uma plataforma online que reúne informações de mais de 200 fontes de dados diferentes, como Receita Federal, secretarias, entidades do ramo de telefonia, entre outras. Com a plataforma, clientes recebem informações estratégicas sobre seus nichos de mercado, hábitos de consumo, perfis de compradores, entre outras referências fundamentais para dar suporte a quem empreende. “Quem trabalha com o comércio, por exemplo, receberá informações sobre onde, quando e para quem vender. Tudo isso de modo automatizado pela plataforma. A nossa proposta é oferecer dados que façam o cliente estar sempre a um passo à frente no seu nicho de mercado”, aponta Anderson Câmara, CEO da Inovall. Desenvolvida para ser acessada por qualquer dispositivo, fixo ou móvel, a plataforma da Inovall oferece informações a qualquer perfil de usuário, “basta alguns cliques para saber onde investir”, aponta o CEO. De acordo com Anderson Câmara, a solução é válida não apenas para empresas privadas, mas também para setores governamentais. “Informação é um produto valioso e hoje em dia não tem como fugir disso, seja no ambiente público ou privado. Se antes era preciso um longo trabalho para identificar as oportunidades do mercado, hoje nossa plataforma faz isso automaticamente”, avalia o CEO. Atuação nacional Trabalhando com tecnologia da informação (TI) desde os 13 anos idade, Anderson Câmara enxerga na ferramenta de levantamento de dados um produto com futuro promissor. “Estamos falando um produto que traz a oportunidade do usuário se antecipar ao mercado. A tendência é que cada vez mais pessoas utilizem essa ferramenta”, prevê Anderson Câmara. Atualmente, a Inovall atua não só no mercado potiguar, mas em todo o Brasil. Graças ao modelo de negócios online, a empresa incubada pode atender clientes de qualquer local do país e do mundo.  “Nossa atuação hoje é nacional. Para o futuro, vemos muita oportunidade de crescimento nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde o mercado está bastante aquecido”, informa o CEO.   Saiba mais sobre a Inovall no site: www.inovall.com.br

Mix Internet

incubada

Turbinou: tecnologia e marketing para empresas de passeios, atrativos turísticos e atividades de lazer Especializada no desenvolvimento de soluções para empresas do setor turístico, a empresa Mix Internet idealizou a iniciativa Turbinou com o intuito de proporcionar tecnologia e marketing para empresas de receptivo e passeios turísticos. O Turbinou consiste em uma plataforma totalmente customizável e de acesso web capaz de ampliar e fortalecer canais de venda e de divulgação de empresas de passeios turísticos não apenas de Natal (RN), mas de qualquer município ou estado do Brasil. A solução oferece opções para potencializar vendas, melhorar os controles dos parceiros envolvidos na cadeia de venda e divulgação e gerar aumento do ticket por cliente com a oferta de produtos secundários. Além disso, a plataforma agiliza e assegura processos de reservas, fortalece a cadeia de parceiros e oferece maior qualidade no atendimento ao cliente final. Saiba mais sobre a plataforma: Site: www.turbinou.com | Instagram: @turbinouoficial | e-mail: oi@turbinou.com   Mix Internet Agência de marketing digital com 12 anos de mercado, a Mix Internet atua nos meios publicitário e tecnológico e nasceu com o principal objetivo de desenvolver projetos web que surpreendam pela criatividade e que atendam as necessidades de seus clientes. A empresa prima pela inovação tecnológica, qualidade sempre inclusa em seu planejamento estratégico, e oferece ao cliente sempre a melhor solução para o seu negócio. Saiba mais sobre a Mix Internet: Site: www.mixinternet.com.br | Instagram: @mixinternet | e-mail: contato@mixinternet.com.br    

NUT

pré-incubada

Startup cria tecnologia para monitoramento remoto de pacientes em UTI Para auxiliar a assistência médica em hospitais de todo o Brasil, a NUT - empresa vinculada à Inova Metrópole, incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital – criou a Plataforma de Assistência Remota (PAR), ferramenta capaz de acompanhar e entregar ao usuário todos os sinais vitais de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). Validada e utilizada pelo Centro Avançado de Oncologia do Hospital Liga Norte Riograndense Contra Câncer (LIGA), a PAR, entre outras funcionalidades, garante à equipe médica o acompanhamento à distância e em tempo real do paciente, reunindo, em uma plataforma online, todos os sinais vitais (como temperatura e respiração), monitorados pelos monitores multiparamétricos – equipamentos posicionados ao lado dos leitos de UTI’s. Além disso, a ferramenta permite a configuração dos limites de segurança e o telediagnóstico. “Seguindo os protocolos médicos aplicados às UTI’s, uma equipe assistencial deve registrar os dados do enfermo a cada duas horas. Esse registro é feito manualmente pelo técnico de enfermagem e os dados muitas vezes se perdem por não terem sido tratados ou arquivados de maneira eficiente”, comenta Dalila Monteiro, COO da startup. Diante dessa realidade, a PAR oferece segurança extra à equipe de saúde, já que todas essas informações podem ser acessadas de maneira online, em tempo real e em diferentes formatos, como gráficos, planilhas ou relatórios. Tudo isso com interface simples e de fácil compreensão. A tecnologia, segundo Dalila Monteiro, está pronta para ser usada em qualquer UTI, além de enfermarias equipadas como monitores multiparamétricos. Além do sistema online, acessível por todos os navegadores de internet e dispositivos web, a NUT também desenvolveu um aplicativo para smartphone - que permite que os alertas de segurança sejam notificados, trazendo praticidade e agilidade ao corpo clínico. Predição A empresa também trabalha na implementação do módulo de inteligência, com mecanismos de predição, que, fazendo uso de Inteligência Artificial, poderá prever possíveis complicações de saúde dos pacientes e do seu tempo de internação. “Atualmente, mesmo com o monitoramento constante das UTIs, os hospitais não contam com uma coleta de dados inteligente, de modo que não é possível trabalhar com alertas preditivos do quadro clínico do enfermo. Isso acaba impactando na estrutura financeira da organização e na qualidade do serviço prestado ao paciente”, comenta ainda Dalila Monteiro.

Planejativo

incubada

Com tecnologia, Startup revoluciona forma de estudar para o ENEM  Preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, diante de todos os desafios inerentes a uma rotina de estudos, a startup Planejativo – vinculada à incubadora Inova Metrópole, do Parque Tecnológico Metrópole Digital – tem revolucionado a forma de se adquirir conhecimentos e, consequentemente, conquistar a aprovação. Fundado em 2019, o Planejativo criou uma plataforma de mesmo nome capaz de auxiliar o gerenciamento dos estudos para o ENEM de maneira completa: desde o cronograma até a análise de desempenho do usuário. “A ferramenta utiliza metodologias inovadoras de aprendizagem, ciclos de estudos e revisões programadas para criar um plano personalizado e dinâmico, totalmente adaptável à rotina dos estudantes”, conta Tainara Celi, CEO da startup. Tudo isso é feito com o auxílio de inteligência artificial, que reformula automaticamente o cronograma caso o aluno não cumpra as metas diárias. Além disso, o Planejativo ainda sugere as melhores técnicas de aprendizado e o tempo estimado para cada atividade. A plataforma conta com mais de 37 mil questões integradas, além de um módulo de desempenho onde o estudante pode acompanhar a evolução e o rendimento alcançado nas questões e simulados. Mercado A ideia de se criar o Planejativo surgiu a partir de uma necessidade encontrada no mercado. Tainara Celi conta que, no período em que se preparava para concursos, ela e o sócio Heric Santos não encontravam ferramentas que possibilitassem o planejamento e a organização do estudo de forma adaptativa. A solução para o problema foi a criação de uma plataforma diferenciada, que hoje já conta com mais de 43 mil usuários cadastrados em planos pagos e gratuitos. “Temos planos de produzir diversos tipos de conteúdos educativos, de modo a gerar autoridade e, consequentemente, divulgar nosso negócio. Além disso, pretendemos criar um aplicativo mobile, visto que muitos usuários acessam a ferramenta pelo celular”, comenta Tainara Celi. Mais informações estão disponíveis no site oficial da empresa.