Solarn

pré-incubada

A&B Engenharia oferece inovação no mercado de energia solar

Com sol e calor durante todo o ano, Natal é uma cidade muito procurada pelas suas belas praias e pelo clima de verão. Mas a alta irradiação de luz solar se apresenta, também, como uma grande oportunidade de negócios. Foi pensando nisso que foi criada a Aquino & Bouzas Engenharia, empresa que oferece soluções na área de produção de energia solar e projetos de engenharia elétrica.

Pré-incubada na Inova Metrópole, desde 2017, a empresa surgiu em 2016, durante uma inesperada conversa entre os engenheiros eletricistas Manuel Bouzas e Pedro Aquino, que mais tarde se tornariam sócios diretores. Segundo Bouzas, ambos procuravam, na época, a melhor forma de exercer suas profissões.

Pensando em aproveitar as favoráveis condições climáticas de Natal e fazer uso disso como fator estratégico de negócios, foi dado o primeiro passo para a criação da startup. “Desenvolvermos a ideia inicial e oficializamos a empresa em junho 2017. A proposta é desenvolvermos soluções para problemas que encontramos no nosso nicho de mercado”, relata o diretor.

Atualmente, a A&B Engenharia se destaca pelos projetos de engenharia elétrica, especialmente no que diz respeito à energia solar, seu carro chefe. A empresa oferece serviços que vão desde o planejamento inicial até a instalação e manutenção de usinas de energia solar.

“Apesar de muitos acharem dispendiosa a instalação das usinas, todo o investimento resulta em um sistema de geração de energia alternativo de fácil manutenção e que garante o retorno financeiro ao cliente, especialmente nos casos em que a conta de energia supera os R$ 300”, aponta Manuel Bouzas.

Além de energia solar, o conhecimento técnico adquirido pelos engenheiros permite à A&B Engenharia oferecer uma série de outros serviços. Dentre eles, destacam-se os projetos e instalação de grupos geradores, subestações, iluminação de segurança e diversos estudos e laudos técnicos em engenharia elétrica.

Como forma de se destacar no mercado e oferecer inovação tecnológica, atualmente, parte do lucro gerado pela Aquino & Bouzas Engenharia é destinado ao desenvolvimento de um produto totalmente novo no Brasil, a plataforma Solarn. 

O dashboard, que ainda está em fase de desenvolvimento, traz três principais vantagens no que diz respeito ao monitoramento da geração de energia solar. A primeira delas é possibilidade do acesso rápido e prático a informações por parte dos clientes.

“Atualmente, para saber quanto de energia solar as usinas geram, o cliente precisa acessar uma série de sites diferentes de cada fabricante. Com o Solarn, todas as informações serão acessíveis em um só lugar”, informa o diretor.

A segunda vantagem é a estimativa matemática de produção de energia. Com o Solarn, os clientes terão informações não apenas sobre a quantidade de energia gerada, mas também da estimativa matemática de produção dessa energia, obtida por meio de análises de fatores como temperatura, ambiente, vento, entre outros.

Além disso, o dashboard prevê um sistema de alerta aos clientes caso a geração de energia não seja a esperada. “O usuário receberá uma notificação automática se a energia gerada pela usina não condizer com a estimativa matemática. Isso facilita bastante o monitoramento por parte dos clientes, que conseguirão saber, de modo fácil, se o sistema elétrico se encontra com algum problema”, avalia o sócio diretor. Segundo ele, esse mecanismo de alerta com baixo custo é novidade no mercado.

Para mais informações sobre a Aquino & Bouzas Engenharia, acesse o site: www.aquinoebouzas.eng.br.

Contatos:

(84) 99962-9630

contato@aquinoebouzas.eng.br

www.aquinoebouzas.eng.br